POÉTICA DA RESISTÊNCIA NA AULA DE ELE ATRAVÉS DA ABORDAGEM COMUNICATIVA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.16429886

Palabras clave:

Competência Comunicativa. Aula de E/LE. Literatura antirracista. Virginia Brindis Salas.

Resumen

Ese artículo presenta una propuesta didáctica para la clase de ELE en la Enseñanza Media que tiene el enfoque comunicativo como eje teórico, y como objeto, el poema “Cantos”, de la activista y escritora afro uruguaya Virginia Brindis de Salas. La naturaleza de la investigación es cualitativa con trazos de la investigación acción de acuerdo con los estudios de Antonio Carlos Gil (2008). El trabajo inicia con un debate conceptual y algunas reflexiones sobre el enfoque comunicativo, sigue con una breve biografía de la escritora Virginia Brindis Salas, en que aborda algunas características de su escritura, luego, se dedica a la propuesta didáctica. El marco teórico se basa en los estudios de Daniel Cassany (1999) y Vilson Leffa (1988) cuanto al enfoque comunicativo; Kumaravadivelu (2003) sobre el pos método; Barbosa (2023) y Camelo (2022) cuanto la temática afro descendiente. El artículo indica que los textos literarios se encuadran como materiales auténticos adecuados para el desarrollo de la competencia comunicativa de los estudiantes de E/LE en la Enseñanza Media, además de eso, se configura cómo un modo de cumplir con la Lei nº 10.639/03 por llevar la temática antirracista para las clases.

 

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Biografía del autor/a

Gerlania Vanessa Silva Sousa, Universidade Estadual da Paraíba

Graduanda do VII período do curso de Letras Espanhol pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Atuou como Monitora voluntária do Componente Curricular de Letramento Acadêmico pelo Departamento de Letras e Artes na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) durante o período letivo de 2022.2-2023.1. Foi bolsista no ano de 2023-2024 e atualmente participa como voluntária do Projeto de Extensão (PROEX): Leituras Antirracistas para crianças Quilombolas, em que o tema é abordado através da contação de histórias na roda, resgatando assim a cultura Afro Referenciada. Atua como monitora bolsista do componente curricular Literatura Comparada pela Faculdade de Letras, Linguística e Artes (FALLA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Integrante do Grupo de Estudos (GELLE) pela mesma instituição. Participa como membro da Associação de Professores de Espanhol do Estado da Paraíba (APEEPB).

Akyla mayara Araujo Camelo, Universidade Estadual da Paraíba

Doutoranda em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE/UFCG). Mestra em Ensino de Literatura e Formação de Leitores pela Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE). É especialista em Língua Espanhola pela Faculdade Internacional Signorelli. Graduada em Letras-Espanhol pela Universidade Federal de Campina Grande e em Letras Português-Inglês pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais (IPEMIG). Atualmente é professora substituta no curso de Letras Espanhol na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e de Língua espanhola na Escola Cidadã Integral Solon de Lucena. Interessa-se principalmente pelos seguintes temas: Literatura contemporânea; Literaturas de língua espanhola; Literatura de autoria feminina; Narrativas de mulheres afrodescendentes e indígenas; Literatura e ensino de ELE; Didática de espanhol como língua estrangeira; Linguística Aplicada. 

Denize da silva souza, Universidade Estadual da Paraíba

Graduanda do VII período do curso de Letras Espanhol pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Atuou como voluntária no Projeto de Extensão (PROEX): Leituras Antirracistas para crianças Quilombolas, no ano 2023-2024, onde atualmente é bolsista do projeto, em que o tema é abordado através da contação de histórias na roda, resgatando assim a cultura Afro Referenciada. Integrante no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros Indígenas (Neabi) na Universidade Estadual da ParaíbaUEPB -CG. Atuou como professora substituta de Letras - Espanhol na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Severiano Pedro do Nascimento em Puxinanã - PB no Distrito de Jenipapo.

Citas

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Publicado

2025-07-25

Cómo citar

SILVA SOUSA, Gerlania Vanessa; ARAUJO CAMELO, Akyla mayara; DA SILVA SOUZA, Denize. POÉTICA DA RESISTÊNCIA NA AULA DE ELE ATRAVÉS DA ABORDAGEM COMUNICATIVA. Revista 15 de outubro, Campina Grande, p. 192–204, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.16429886. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/r15o/article/view/4748. Acesso em: 5 dic. 2025.