A AÇÃO DOCENTE E AS INFLUÊNCIAS DOS PARADIGMAS EDUCACIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.16426741

Palavras-chave:

Paradigma, Paradigma Conservador, Abordagem Tradicional, Tendência Conservadora, Língua Portuguesa

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar a influência dos paradigmas de ensino na ação docente nas aulas de Língua Portuguesa. Para tanto, trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, que foi desenvolvida em uma escola estadual no município de Campina Grande do Estado da Paraíba. As turmas observadas foram o 6° ano (D, E) e 7° ano (D, E), entre os dias 26 de fevereiro a 05 de março de 2024. Os dados analisados foram anotações feitas no diário de campo. Os resultados apontam que predomina a tendência conservadora de análise linguística baseada, somente, nas prescrições da gramática tradicional/normativa.  A partir disso, é possível concluir que está subjacente à prática docente observada o paradigma conservador na sua abordagem tradicional. Esses resultados indicam que o paradigma conservador no ensino de Língua Portuguesa ainda não foi superado, o que implica em uma carência metodológica e leva ao não protagonismo do aluno.

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Publicado

25-07-2025

Como Citar

SILVA, Daiane. A AÇÃO DOCENTE E AS INFLUÊNCIAS DOS PARADIGMAS EDUCACIONAIS. Revista 15 de outubro, Campina Grande, p. 5–15, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.16426741. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/r15o/article/view/4796. Acesso em: 5 dez. 2025.