TAMBÉM GUARDAMOS PEDRAS AQUI DE LUIZA ROMÃO

UM ESTUDO DA RECEPÇÃO DOS CLÁSSICOS EM SEUS POEMAS NÃO-HOMÉRICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.15235809
Palavras-chave: Literatura contemporânea brasileira, Recepção dos clássicos, Homero, Guerra de Troia

Resumo

O poemário, Também guardamos pedras aqui de Luiza Romão (2021), evoca o passado remoto troiano para traçar a ruína da contemporaneidade no seio do colonialismo grego. Uma dessas meditações da autora se materializa em trazer à tona cinco nomes de mulheres que estão totalmente ausentes na principal fonte literária da Guerra de Troia: a Ilíada de Homero (2015). O nosso objetivo é, pois, iniciar um estudo dos poemas não-homéricos - ‘ifigênia’, ‘laodâmia’, ‘pentesileia’, ‘polixena’ e ‘ilíone’ -, a fim de observar como a recepção dos clássicos por parte da poeta tem a contribuir para o entendimento de seus versos. Alguns teóricos como Martindale (2006), Hardwick e Stray (2011) e Bakogianni (2016) são usados para esclarecer o significado desse campo de recepção. Os resultados mostram a criatividade da poeta na manipulação do material greco-romano antigo, seja de origem textual, e.g. a epístola de Laodâmia para Protesilau nas Heróides de Ovídio (2003), seja de origem arqueológica, e.g. a amazonomaquia em parte dos murais na Acrópole grega.

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Biografia do Autor

Jorge Miguel Arcanju Pereira, Universidade Federal de Campina Grande

Graduado em Letras Inglês pela Universidade Estadual da Paraíba em 2009. Atualmente, é mestrando no Programa de Linguagem e Ensino PPGLE/UFCG e professor efetivo de Língua Inglesa do Estado da Paraíba. Pesquisa Literaturas de Língua Inglesa e diferentes textos clássicos relacionados à figura histórica e literária de Júlio César.

Viviane Moraes de Caldas, Universidade Federal de Campina Grande

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na linha de pesquisa de Estudos Clássicos, com estágio doutoral como Pesquisadora Visitante, no Instituto de Filologia Clássica da Universidade de Viena (Áustria). Mestre em Letras (Linguagem e Ensino) pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Graduada em Letras/Português e Literaturas de Língua Portuguesa (2011) e Letras/Francês e Literatura Francesa (2014) pela Universidade Federal de Campina Grande. Tem formação na área de Letras Clássicas (Latim e Grego) pela Friedrich-Schiller-Universität (Jena, Alemanha). Leitora Especialista (2009-2011) da Coleção Leituras Introdutórias em Linguagem, publicada pela Editora Cortez (São Paulo). Atualmente é professora adjunta de Língua Latina, na Universidade Federal de Campina Grande, tendo como áreas de interesse e pesquisa o ensino de Literatura Clássica greco-romana, o estoicismo senequiano, a tragédia latina, o feminino, e a violência de gênero. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq 'Mitos, Mulheres e Deusas' (MiMuDe).

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Publicado em

17 de abril de 2025

Como Citar

PEREIRA, J. M. A.; CALDAS, V. M. de. TAMBÉM GUARDAMOS PEDRAS AQUI DE LUIZA ROMÃO: UM ESTUDO DA RECEPÇÃO DOS CLÁSSICOS EM SEUS POEMAS NÃO-HOMÉRICOS. Revista 15 de outubro, Campina Grande, v. 3, n. 2, p. 04–21, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.15235809. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/r15o/article/view/3509. Acesso em: 23 maio. 2025.

Seção

Dossiê