O PAPEL DA LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO DE SUBJETIVIDADE E IDENTIDADE DE CRIANÇAS PRETAS

UMA LEITURA DO LIVRO AMORAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13619627
Palabras clave: Literatura Infantil., Crianças Negras, Amoras., Maiorias Minorizadas,, Relações Étnico-Raciais.

Resumen

O presente artigo busca refletir acerca do papel da literatura infantil na formação da subjetividade e identidade de crianças pretas, amparado pela leitura do livro Amoras, escrito pelo rapper Emicida. Foi utilizada a metodologia de caráter qualitativo, descritivo, exploratório, a partir da revisão bibliográfica.  Por meio da interdisciplinaridade entre psicologia e literatura, o artigo apresenta a importância do acesso à produções literárias de temática afrocentrada durante o processo de desenvolvimento e subjetivação de crianças negras, como forma de promover uma visão e percepção de si mesmos desprendida de estereótipos. Este artigo será embasado epistemologicamente no campo das relações étnico-raciais, nos estudos sobre infâncias e literatura infantil, e das perspectivas interdisciplinares de construção de conhecimento. Por fim, a partir da discussão teórica e da reflexão acerca da obra Amoras, conclui-se a importância de expor as crianças à referenciais étnico-raciais positivos, considerando que a construção de subjetividade das mesmas está atrelada aos referenciais teóricos que as rodeiam, para assim promover identificação e empoderamento de crianças pretas propiciando uma constituição subjetiva de amor à própria figura.

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Biografía del autor/a

Beatriz Gomes, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduanda em psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. 

Maylla Chaveiro, Universidade Federal de Santa Catarina UFSC

Maylla Monnik Rodrigues de Sousa Chaveiro é doutora pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra e Graduada em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Psicóloga Clínica e Supervisora.

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Publicado

abril 30, 2024

Cómo citar

GOMES, B.; CHAVEIRO, M. . O PAPEL DA LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO DE SUBJETIVIDADE E IDENTIDADE DE CRIANÇAS PRETAS: UMA LEITURA DO LIVRO AMORAS. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 24, n. 1, p. 189–205, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.13619627. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2222. Acesso em: 2 oct. 2024.

Sección

Dossiê