O PAPEL DA LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO DE SUBJETIVIDADE E IDENTIDADE DE CRIANÇAS PRETAS
UMA LEITURA DO LIVRO AMORAS
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13619627Resumen
O presente artigo busca refletir acerca do papel da literatura infantil na formação da subjetividade e identidade de crianças pretas, amparado pela leitura do livro Amoras, escrito pelo rapper Emicida. Foi utilizada a metodologia de caráter qualitativo, descritivo, exploratório, a partir da revisão bibliográfica. Por meio da interdisciplinaridade entre psicologia e literatura, o artigo apresenta a importância do acesso à produções literárias de temática afrocentrada durante o processo de desenvolvimento e subjetivação de crianças negras, como forma de promover uma visão e percepção de si mesmos desprendida de estereótipos. Este artigo será embasado epistemologicamente no campo das relações étnico-raciais, nos estudos sobre infâncias e literatura infantil, e das perspectivas interdisciplinares de construção de conhecimento. Por fim, a partir da discussão teórica e da reflexão acerca da obra Amoras, conclui-se a importância de expor as crianças à referenciais étnico-raciais positivos, considerando que a construção de subjetividade das mesmas está atrelada aos referenciais teóricos que as rodeiam, para assim promover identificação e empoderamento de crianças pretas propiciando uma constituição subjetiva de amor à própria figura.
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