NEUROCIÊNCIA E LINGUAGEM

CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE LEITURA

Autores

Palavras-chave: Neurociência, Ensino, Leitura, Professor

Resumo

Associar os estudos da linguagem com a neurociência tem gerado descobertas importantes em relação ao funcionamento linguístico, no cérebro, especialmente no que diz respeito aos processos de compreensão e de ensino da leitura.  Com o objetivo de analisar as contribuições da neurociência para a formação de professores de Língua Portuguesa nos cursos de Letras, e refletir sobre as suas implicações no ensino da leitura, este artigo contou com o aporte teórico da Neurociência: Damásio (2004), Dehaene (2012), Salles e Corso (2016); e da Linguagem: Kleiman (2001), Kato (2007) e Solé (2014). Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva de abordagem qualitativa, em que foram analisadas as estratégias de ensino de leitura, adotadas pelos professores colaboradores da pesquisa, comparadas às áreas e atividades cerebrais usadas durante o processo de leitura, refletindo sobre a necessidade de se pensar em cognição e aprendizagem de forma conjunta, no intuito de tornar o processo de ensino-aprendizagem da leitura mais significativo.

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Publicado em

6 de abril de 2024

Como Citar

DANTAS, L. P. A. .; BELINI, R. G. de C. . NEUROCIÊNCIA E LINGUAGEM: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE LEITURA. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 21, n. 4, p. 93–107, 2024. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2323. Acesso em: 3 dez. 2024.

Seção

Dossiê