A ILUSTRAÇÃO EM ADAPTAÇÕES DO QUIXOTE:
DESAFIOS E DELICADEZAS NA ARTE DE ENUNCIAR POR IMAGENS PARA O PÚBLICO INFANTIL
Resumo
As adaptações literárias destinadas ao público infantil conquistaram, desde sua emergência, a legitimidade própria de obras do campo literário, lhes sendo reservadas,desde então, diferentes reconhecimentos, entre eles, o de sua incorporação como objeto de pesquisa, em especial imprescindível nos estudos dedicados à análise de representações da leitura e dos leitores. Neste artigo, com vistas a depreender aspectos das representações do leitor infantil, apresentamos uma análise comparativa, por amostragem, de ilustrações empregadas em duas adaptações destinadas a crianças do clássico Dom Quixote, uma brasileira e outra galega. Com base em princípios da Análise do Discurso e nos estudos da História Cultural da leitura, foi possível observar a centralidade das ilustrações nessas obras, assim como a preocupação, quanto a ilustração, em mimetizar formas, traços e escolhas infantis relativas à produção de imagens. Isso indicia similaridades não negligenciáveis nas representações compartilhadas acerca de seus públicos leitores, de lá e de cá do oceano.
Downloads
Referências
AZEVEDO, R. Literatura infantil: origens, visões da infância e certos traços populares. Presença Pedagógica. Belo Horizonte, Editora Dimensão, No 27 , mai/ jun 1999.
Disponível em: < http://www.ricardoazevedo.com.br/wp/wp-content/uploads/Literatura infantil.pdf>. Acesso em: 16 de maio de 2021.
ANTUNES, B.; CECCANTINI, J. L. C. T. Os clássicos: entre a sacralização e a banalização. In: PEREIRA, R. F.; BENITES, S. A. L. (Org.). Á roda da leitura: língua e literatura no jornal proleitura. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2004. p. 73 – 90.
BARTHES, R. La Civilisation de l‟image. In: BARTHES, R. Œuvres complètes - Tome I – 1942-1965. Org. e apresentação Éric Marty. Paris: Éditions du Seuil, (p. 1410-1411), 1993.
CAETANO, J. M.; OLIVEIRA, R. M. As letras capitulares na ilustração dos livros infantis em Portugal, nos séculos XIX e XX. In: Repositório Institucional da Universidade de Aveiro, s/d. Disponível em: <https://core.ac.uk/reader/15567430>. Acesso em: 16 de maio de 2021.
CAMARGO, L. A imagem na obra lobatiana. In: LAJOLO; CECCANTINI (Orgs.). Monteiro Lobato, livro a livro. São Paulo: Editora Unesp: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009.
CANDIDO, A. Vários Escritos. 5a ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011.
CHARTIER, R. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Brasília: Editora da UnB, 1998.
______. A mão do autor e a mente do editor. Tradução de George Schlesinger. São Paulo: Editora Unesp, 2014.
CARVALHO, D.B.A. A adaptação literária para crianças e jovens: Robinson Crusoé no Brasil. Teresina: EDUFPI; Curitiba: CRV, 2014.
COELHO, N.N. Panorama histórico da literatura infantil/juvenil: Das origens Indo-Européias ao Brasil contemporâneo. 4. ed. São Paulo: Ática, 1991 (Série Fundamentos,88)
CURCINO, L. A política em close: análise discursiva de algumas representações do leitor de Veja. Estudos Linguísticos, vol. 3, XXXVI, setembro – dezembro, 2007, p. 55-64.
______. Princípios de não homologia entre o verbo e a imagem: breve análise de uma estratégia de escrita da mídia. Revista Estudos Linguísticos, v.40, n.3, 2011, p. 1398 –1407. Disponível em: < https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/1262>. Acesso em: 16 de maio de 2021
FARIÑA, Anxo. A aventura dos muíños. Vigo: A Nosa Terra, 2005a. (Coleção Don Quixote e Breogán).
______. O dragón voador. Vigo: A Nosa Terra, 2005b. (Coleção Don Quixote e Breogán).
______. Dulcinea a nena cabaleira. Vigo: A Nosa Terra, 2005c. (Coleção Don Quixote e Breogán).
______. O exército de ovellas. Vigo: A Nosa Terra, 2005d. (Coleção Don Quixote e Breogán).
______. O león durmiñón. Vigo: A Nosa Terra, 2005f. (Coleção Don Quixote e Breogán).
______. A pousada encantada. Vigo: A Nosa Terra, 2005g. (Coleção Don Quixote e Breogán).
GENS, A. Livro com ilustração: um exercício do olhar. In: Interdisciplinar, Ano VII, V.16, jul-dez de 2012.
HUNT, P. Crítica, Teoria e Literatura Infantil. Tradução Cid Knipel. São Paulo: Cosacnaify, 2010.
LAJOLO, M. & ZILBERMAN, R. Literatura infantil brasileira: uma nova / outra história. Curitiba: PUCPRESS, 2017.
______. Literatura infantil Brasileira: História & Histórias. São Paulo: Editora Ática,2007.
LAJOLO, M. Literatura infantil brasileira e estudos literários. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. n. 36, p. 97-110, 2010. Disponível em: <https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=323127101007>. Acesso em: 26 janeiro. 2021.
MACHADO, A. M; PORTINARI, C. O Cavaleiro do Sonho: As aventuras e desventuras de Dom Quixote de la Mancha. São Paulo: Mercuryo Jovem, 2005.
MIRANDA, C. E. A. Orbis Pictus. Pro-Posições, Campinas, v. 22, n. 3, p. 197-208, Dec. 2011. Disponível em<http://www.scielo.br/scielo.phpscript=sci_arttext&pid=S010373072011000300014&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 27 jan. 2021.
NIKOLAJEVA, M; SCOTT, C. Livro Ilustrado: palavras e imagens. Tradução de Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naif, 2011.
OLIVEIRA, J. D. Quixote no Brasil: um século de adaptações da obra de Cervantes para crianças e jovens. São Carlos, 2021. Tese em andamento. (Doutorado em Linguística) – Departamento de Letras, Universidade Federal de São Carlos.
SALISBURY, M; STYLES, M. Livro Infantil Ilustrado: a arte da narrativa visual. São Paulo: Rosari, 2013.
SERRA, E. (Org.) A Arte de Ilustrar Livros para Crianças e Jovens no Brasil. The Art of Book Ilustration for Children and Young People in Brazil. Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Rio de Janeiro: FNLIJ, 2013. Disponível em:<https://www.fnlij.org.br/site/publicacoes-em-pdf/item/608 cat%C3%A1logo-a-arte-de- ilustrar-livros-para-crian%C3%A7as-e-jovens-no-brasil.html>. Acesso em: 16 de maio de 2021.
SOARES, M. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, A. A. M; BRANDÃO, H. M. B; MACHADO, M. Z. V. (org.). Escolarização da leitura literária. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
SOARES DE GOUVÊA, M. C. Imagens do negro na literatura infantil brasileira: análise historiográfica. Educação e Pesquisa. v.1, n. 31, p. 79-91, 2005 Disponível em: <https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=29831106>. Acesso em: 26 Jan. 2021.
RAMOS, G. A imagem nos livros infantis. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. TOUBERT, H. Formes et fonctions de l‟enluminure. In: CHARTIER, R; MARTIN, Henry-Jean. Histoire de l’edition française – Le livre conquérant: Du Moyen Age au milieu du XVlle siècle. Paris: Fayard, 1989.
VAN DER LINDEN. S. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: Cosac Naif, 2011.
VAZ, S. Um sonho. In: VAZ, S. Colecionador de pedras. 2 ed. São Paulo: Global, 2013, p. 70-71.
VAZ, S. Cooperifa: antropofagia periférica. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2008.
ZUMTHOR, P. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Ubu Editora, 2018.
ZUMTHOR, P. Presença da voz. In: ZUMTHOR, P. Introdução à poesia oral. São Paulo: Hucitec, 1997, p. 9-18.
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2024 Revista Leia Escola
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.