DESAFIOS DO TRABALHO COLABORATIVO NUM PROJETO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA CIENTÍFICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8021677
Palavras-chave: Ensino de Língua, Material didático, Interação

Resumo

Este artigo apresenta uma metainvestigação num projeto de pesquisa temático e interinstitucional, desenvolvido a partir da abordagem da educação científica construída no campo indisciplinar da Linguística Aplicada. São problematizadas situações de tensão ou informadas por controvérsias no trabalho de pesquisa idealizado como colaborativo entre duas equipes identificadas como pedagógica e técnica, em função respectivamente das especificidades das atividades de produção de material didático e de engenharia de software, realizadas por seus membros na implementação do projeto. Os flagrantes interativos focalizados possibilitaram a criação de cinco categorias interconectadas de análise qualitativa, capazes de auxiliar na compreensão de desafios na construção de uma cultura de pesquisa colaborativa nos estudos linguísticos aplicados: organização e gerenciamento de equipe; atributos sobre programação; representação de contexto de trabalho; comunicação entre equipes; e controvérsia metodológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BACURY, G. R.; FERREIRA, M. S. Colaborar ou cooperar? Diz espelho meu! Revista Educação em Questão, Natal, v. 57, n. 53, p. 1-25, set. 2019. http://dx.doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n53id18431

BERGMAN, J.; SAMS, A. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2019.

CERQUEIRA, M. S. Atividade versus exercício: concepções teóricas e a prática da produção textual no ensino de língua portuguesa. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 49, n. 1, p. 129-143, 2010. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-18132010000100010

DEMO, P. Aprender como autor. São Paulo: Atlas, 2015.

DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. 12. Ed. São Paulo: Cortez, 2006.

HURD, P. D. H. Science Literacy for American Schools. Educational Leadership. n. 16, p. 13-16, 1958. Disponível em: https://files.ascd.org/staticfiles/ascd/pdf/journals/ed_lead/el_195810_hurd.pdf. Acesso em: 02 nov. 2022.

HURD, P. D. H. Scientific Literacy: New Minds for a Changing World. Science Education, v. 82, n. 3, p. 407-416, 1998. https://doi.org/10.1002/(SICI)1098-237X(199806)82:3<407::AID-SCE6>3.0.CO;2-G

KALANTZIS, M.; COPE, B.; PINHEIRO, P. Letramentos. Campinas: Editora da Unicamp, 2020.

LIU, X. Beyond Science Literacy: Science and the Public. International Journal of Environmental & Science Education, v. 4, n. 3, p. 301-311, 2009

MATTAR, J. Metodologias ativas: para a educação presencial, blended e a distância. São Paulo? Artesanato Educacional, 2017.

MIRANDA, G. M.; MANGINI, F. N. da R. Trabalho em equipe interdisciplinar na contemporaneidade: limites e desafios. Sociedade em Debate, v. 26, n. 3, p. 177-193, 2020. http://dx.doi.org/10.47208/sd.v26i3.2786

PRETI, D. O discurso oral culto. 2. ed. São Paulo: Humanitas Publicações – FFLCH / USP, 1999.

SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. Ivan Bosnic, Kalinka G. de O. Gonçalves (Trad.) 9. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. p. 413-430.

ROBINSON, K.; ARONICA, L. Escolas criativas: a revolução que está transformando a educação. Porto Alegre: Penso, 2019.

SANTOS, W. L. P. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 36, p. 474-492, 2007. https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000300007

SILVA, W. R. Construção da interdisciplinaridade no espaço complexo de ensino e pesquisa. Cadernos de Pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, v. 41, n. 143, p. 582-605, 2011b.

SILVA, W. R. Letramento científico na formação inicial do professor. Revista Práticas de Linguagem, v. 6, n. especial, p. 8-23, 2016.

SILVA, W. R. Polêmica da alfabetização no Brasil de Paulo freire. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 58, n. 1, p. 219-240, 2019. https://doi.org/10.1590/010318138654598480061

SILVA, W. R. Educação científica como estratégia pedagógica e investigativa de resistência. Trabalhos em Linguística Aplicada. Campinas: Unicamp, v. 59, n. 3, p.2278-2308, 2020a. https://doi.org/10.1590/01031813829221620201106

SILVA, W. R. Conveniência da ciência na política brasileira de alfabetização. Revista X, v. 15, n. 4, p. 60-66, 2020b. http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v15i4.76142

SILVA, W. R. Letramento ou literacia? Ameaças da cientificidade. In: SILVA, Wagner R. (Org.). Contribuições sociais da Linguística Aplicada: uma homenagem a Inês Signorini. Campinas: Pontes Editores, 2021. p. 111-162.

SILVA, W. R.; AIRES, N. Educação científica de professoras de língua portuguesa. Uniletras, v. 42, p. 1-23, e-15756, 2020. http://dx.doi.org/10.5212/uniletras.v.42.15756.2020

SILVA, W. R.; MENDES, J. Educação científica na linguística aplicada: contribuições para o ensino básico. Trabalhos em Linguística Aplicada. 2023. (no prelo)

SILVA, W. R.; SNTOS, J. S.; FARAH, B. F. Sustentabilidade e letramento do professor em formação inicial: demandas para atividades de ensino e de pesquisa. In: GONÇALVES, A. V.; BUIN, E; CONCEIÇÃO, R. I. S. (Org.). Ensino de Língua Portuguesa para a contemporaneidade: escrita, leitura e formação docente. Campinas: Pontes Editores, 2016. p. 85-109.

SILVA, W. R.; SANTOS, S. S. Construção de saberes docentes para ensino de gramática em projeto colaborativo entre escola e universidade. Palmas: Universidade Federal do Tocantins, 2023. (inédito)

SILVEIRA, R. A.; SILVA, W. R.; REIS, A. P. Construção paradigmática do ensino de português como língua materna. Eutomia, v. 1, p. 108-128, 2019. https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.240212

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

TEIXEIRA, O. A. Interdisciplinaridade: problemas e desafios. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 1, n. 1, p. 57-69, 2004.

THIESEN, J. S. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 39, p. 545-554, 2008. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782008000300010

Downloads

Publicado em

10 de junho de 2023

Como Citar

SILVA, W. R. .; SANTOS , S. S. .; ANTONELLA, K. . DESAFIOS DO TRABALHO COLABORATIVO NUM PROJETO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA CIENTÍFICA. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 23, n. 1, p. 103–127, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8021677. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/617. Acesso em: 24 nov. 2024.

Seção

Dossiê

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)