ENSINO DE LÍNGUAS E CULTURAS ESTRANGEIRAS EM TEMPOS DE (PÓS) PANDEMIA

DESAFIOS E APRENDIZAGENS DE EDUCADORES NA CHINA

Autores

  • Angela Teodoro Grillo Universidade de São Paulo
  • Michaela Péskova Department at Zhejiang Yuexiu University of Foreign Languages
Palavras-chave: Pandemia, Zhejiang, Ensino remoto

Resumo

Nesta entrevista, realizada no mês de agosto, convidamos seis professores que ensinam em universidades da província de Zhejiang, de diferentes nacionalidades e continentes, que se encontram em situações de ensino remoto ou presencial, para refletirem sobre como têm vivenciado o trabalho educacional no presente contexto e como pensam a educação no pós-pandemia. Assim como em sistemas educacionais de outras partes do mundo, todos os entrevistados enfrentaram ou ainda enfrentam uma nova realidade imposta pela crise sanitária que exige novas estratégias de ensino e aprendizagem que advêm tanto do maior uso de tecnologias, como da própria necessidade de repensar o papel do educador.
A entrevista a seguir foi realizada individualmente por e-mail com cada um de nossos convidados, e as respostas obtidas, reunidas posteriormente com vistas a ressaltar o caráter polifônico que o debate sobre ensino e pandemia implica. Os professores responderam em suas línguas maternas - portuguesa, inglesa e chinesa - a presente edição em versão completa em língua portuguesa conta com trabalho de tradução sob responsabilidade da professora Jackeline Lee do Departamento de Português da Zhejiang Yuexiu University of Foreign Languages.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Não se aplica

Publicado em

8 de novembro de 2024

Como Citar

GRILLO, A. T. .; PÉSKOVA, M. . ENSINO DE LÍNGUAS E CULTURAS ESTRANGEIRAS EM TEMPOS DE (PÓS) PANDEMIA: DESAFIOS E APRENDIZAGENS DE EDUCADORES NA CHINA. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 20, n. 3, p. 134–143, 2024. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/4797. Acesso em: 22 dez. 2024.

Seção

Entrevista