LETRAMENTO CIENTÍFICO COMO PRÁTICA DE (TRANS)FORMAÇÃO

UM ESTUDO A PARTIR DO GÊNERO ARTIGO DE POPULARIZAÇÃO CIENTÍFICA (ARTPC)

Autores

  • Lucas Campos Borges Programa Pós-Graduação em Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias Unidade de Ciências Socioeconômicas e Humanas - Nelson de Abreu Júnior - Universidade Estadual de Goiás https://orcid.org/0000-0003-0675-0956
  • Sostenes Lima Programa Pós-Graduação em Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias Unidade de Ciências Socioeconômicas e Humanas - Nelson de Abreu Júnior - Universidade Estadual de Goiás https://orcid.org/0000-0002-1814-3996

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8021554
Palavras-chave: Letramento científico, Popularização científica, Gênero artigo de popularização científica, Análise de Discurso crítica

Resumo

 Este artigo discute as práticas de letramento e de popularização científica, concebidas aqui como um conjunto de práticas sociais e discursivas que possibilitam a compreensão da atividade científica em suas várias dimensões e aplicações sociais. Tem como objetivo principal analisar o modo como o letramento e a popularização científica podem contribuir para formar sujeitos críticos, conscientes da necessidade de transformar a realidade social. Fundamentado no arcabouço teórico-metodológico da Análise de Discurso Crítica (ADC), o estudo analisa as práticas discursivas de popularização científica a partir do gênero artigo de popularização científica (ArtPC). O corpus de análise é constituído por um texto de popularização científica da área da Linguística, publicado na revista Pesquisa Fapesp: “Pela sobrevivência das línguas indígenas”, de autoria de Luisa Destri (2023). O letramento científico voltado para as ciências da linguagem, conforme mostra o texto analisado, constitui um instrumento importante para a educação linguística e para a formação cidadã. Pode-se trazer para o contexto do ensino diversos elementos da produção científica que potencializam uma melhor uma compreensão social e histórica dos fenômenos linguísticos.

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Publicado em

10 de junho de 2023

Como Citar

BORGES, L. C. .; LIMA , S. . LETRAMENTO CIENTÍFICO COMO PRÁTICA DE (TRANS)FORMAÇÃO: UM ESTUDO A PARTIR DO GÊNERO ARTIGO DE POPULARIZAÇÃO CIENTÍFICA (ARTPC). Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 23, n. 1, p. 13–31, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8021554. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/726. Acesso em: 22 dez. 2024.

Seção

Dossiê