AS DIMENSÕES DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
REDES, COLABORAÇÃO E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ÂMBITO DO PIBID
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10446658Palabras clave:
Pibid, Formação docente, Educação básica, UniversidadeResumen
As dimensões do processo de formação de professores são apresentadas, neste artigo, a partir dos objetivos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), relacionados à vivência de egressos com atuação como supervisores e preceptores. São apresentadas análises das respostas de cinco professores às questões reflexivas sobre a participação, em diferentes momentos, no Pibid, as práticas atuais e o processo de formação ao longo da vida. Apresentam-se elementos para repensar os contextos formativos, constatando a necessidade de ações colaborativas entre os mais diferentes sujeitos, em suas funções, nas escolas e universidades. No Pibid, no fazer sobre e com os alunos, o professor ressignifica a produção do conhecimento escolar, tomando como referencial a colaboração e a reflexividade do fazer para investigar sobre a própria prática. Depreendeu-se, deste estudo, que a formação ocorre pela conscientização dos atores envolvidos e necessidade de se estabelecer redes colaborativas, essenciais para a troca de experiências e novas possibilidades de atuação, atendendo às demandas educacionais. É pelo somatório de ações que se pretende viabilizar uma formação de qualidade, de modo que possamos traçar novos rumos para assegurar o acesso a uma escola inovadora e inclusiva, promovendo a melhoria nos processos de ensino, aprendizagem e formação.
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