AS DIMENSÕES DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

REDES, COLABORAÇÃO E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ÂMBITO DO PIBID

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10446658
Palavras-chave: Pibid, Formação docente, Educação básica, Universidade

Resumo

As dimensões do processo de formação de professores são apresentadas, neste artigo, a partir dos objetivos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), relacionados à vivência de egressos com atuação como supervisores e preceptores. São apresentadas análises das respostas de cinco professores às questões reflexivas sobre a participação, em diferentes momentos, no Pibid, as práticas atuais e o processo de formação ao longo da vida. Apresentam-se elementos para repensar os contextos formativos, constatando a necessidade de ações colaborativas entre os mais diferentes sujeitos, em suas funções, nas escolas e universidades. No Pibid, no fazer sobre e com os alunos, o professor ressignifica a produção do conhecimento escolar, tomando como referencial a colaboração e a reflexividade do fazer para investigar sobre a própria prática. Depreendeu-se, deste estudo, que a formação ocorre pela conscientização dos atores envolvidos e necessidade de se estabelecer redes colaborativas, essenciais para a troca de experiências e novas possibilidades de atuação, atendendo às demandas educacionais. É pelo somatório de ações que se pretende viabilizar uma formação de qualidade, de modo que possamos traçar novos rumos para assegurar o acesso a uma escola inovadora e inclusiva, promovendo a melhoria nos processos de ensino, aprendizagem e formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRÉ, M. E. D. A. Entrevista: Marli Eliza Dalmazo Afonso de André – por Ricardo Prado. Revista Veras, São Paulo, v. 5, n. 2, p-67-77, julho/dezembro, 2015.

AZANHA, J. M. P. Uma reflexão sobre a formação do professor de escola básica. Educação e Pesquisa, v. 20, n. 2, p. 369-378, 2004.

BRASIL. Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: 1996. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf> Acesso em: 27 de março de 2023.

CAPES - COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Regulamento do Programa Institucional de bolsa de iniciação à Docência. Portaria nº 83, de 27 de abril de 2022. Disponível em < https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/documentos/diretoria-de-educacao-basica/28042022_Publicacao_no_DOU_1691532_PORTARIA_N__83__DE_27_DE_ABRIL_DE_2022.pdf> Acesso em: 30 de março de 2023.

CARDOSO, N. C.; MENDONÇA, S. G. L. A trajetória de atuação do Forpibid-RP: entre inovar a formação e resistir aos ataques. Revista da ANFOPE, v.1, n. 1, 2019.

ESTEVES, J. M. et. al. Mudanças sociais e função docente. In: NÓVOA, A. Profissão Professor. Porto: Porto/LDA, 1995.

IBGE. Diretoria de Pesquisas, Coordenação de População e Indicadores Sociais: Estimativas da população residente com data de referência 1º de julho de 2021. Disponível em: < https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pb/panorama>. Acesso em: 30 de abril de 2023.

MARCELO, C. A identidade docente: constantes e desafios. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente, v.01, n.01, p.109-131, ago./dez. 2009.

NÓVOA, A. Os Professores e a sua Formação (coord.) Lisboa: Dom Quixote/Instituto de Inovação Educacional, 1995.

PIMENTA, S. G. (coord.). O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 2. ed. São Paulo: Cortez, 1995.

PIMENTA, S. G. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro. (org.). Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 3. ed. São Paulo: Cortez. 2002.

SILVEIRA, H. E. da. Mas, afinal: o que é iniciação à docência? In: Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 10, n.2, p.354-368, mai./ago., 2015.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 6ª ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

UEPB. Dados institucionais: quantitativos anuais de alunos matriculados em cursos de graduação por centro. Disponível em: <https://transparencia.uepb.edu.br/institucional/dados-institucionais/graduacao/>. Acesso em 10 de março de 2023.

Downloads

Publicado em

31 de dezembro de 2023

Como Citar

CASTRO , P. A. de . AS DIMENSÕES DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REDES, COLABORAÇÃO E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ÂMBITO DO PIBID. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 23, n. 2, p. 283–294, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10446658. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2148. Acesso em: 24 nov. 2024.

Seção

Dossiê