DO IMPRESSO AO DIGITAL

PRÁTICAS DE LEITURA DOS DISCENTES DE LETRAS NO ENSINO REMOTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10947034
Palavras-chave: práticas de leitura, História da leitura, Ensino remoto

Resumo

A história da leitura registra vários momentos de “revoluções da leitura”, prática afetada, entre outros aspectos, pelo desenvolvimento de técnicas de reprodução e circulação dos escritos, como demonstram Chartier (1999) e Darnton (2010). Contudo, vivemos recentemente um momento único e atípico nessa relação, que costuma se desenvolver gradualmente ao longo do tempo, mas que, devido à pandemia de Covid-19, foi intensificada drasticamente. Diante desse contexto, a pergunta que motivou a realização deste trabalho foi: de que modo a adoção do ensino no formato remoto interferiu nas práticas de leitura dos discentes de Licenciatura Plena em Letras (UEPB/Campus VI)? Procuramos, portanto, pensar sobre: o que, como, onde e por que liam os alunos, observando esses dados numa comparação entre dois momentos distintos – antes e depois da deflagração do ensino remoto. O objetivo deste trabalho foi, assim, investigar de que modo a adoção do ensino no formato remoto interferiu nas práticas de leitura adotadas pelos discentes. Para tanto, foram aplicados questionários, através do Google Forms, com questões discursivas relacionadas às práticas de leitura dos alunos, realizadas antes e durante esse período.

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Referências

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Publicado em

18 de janeiro de 2024

Como Citar

INÔ , D. V. . DO IMPRESSO AO DIGITAL: PRÁTICAS DE LEITURA DOS DISCENTES DE LETRAS NO ENSINO REMOTO. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 23, n. 5, p. 152–169, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.10947034. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2332. Acesso em: 13 maio. 2024.

Seção

Fluxo contínuo