DO IMPRESSO AO DIGITAL
PRÁTICAS DE LEITURA DOS DISCENTES DE LETRAS NO ENSINO REMOTO
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10947034Abstract
A história da leitura registra vários momentos de “revoluções da leitura”, prática afetada, entre outros aspectos, pelo desenvolvimento de técnicas de reprodução e circulação dos escritos, como demonstram Chartier (1999) e Darnton (2010). Contudo, vivemos recentemente um momento único e atípico nessa relação, que costuma se desenvolver gradualmente ao longo do tempo, mas que, devido à pandemia de Covid-19, foi intensificada drasticamente. Diante desse contexto, a pergunta que motivou a realização deste trabalho foi: de que modo a adoção do ensino no formato remoto interferiu nas práticas de leitura dos discentes de Licenciatura Plena em Letras (UEPB/Campus VI)? Procuramos, portanto, pensar sobre: o que, como, onde e por que liam os alunos, observando esses dados numa comparação entre dois momentos distintos – antes e depois da deflagração do ensino remoto. O objetivo deste trabalho foi, assim, investigar de que modo a adoção do ensino no formato remoto interferiu nas práticas de leitura adotadas pelos discentes. Para tanto, foram aplicados questionários, através do Google Forms, com questões discursivas relacionadas às práticas de leitura dos alunos, realizadas antes e durante esse período.
Downloads
References
ABREU, M. História dos textos, história dos livros e história das práticas culturais: ou uma revolução da leitura. In: CHARTIER, R. (Org.) Formas e sentido. Cultura escrita: entre distinção e apropriação. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2003.
BURKE, P. A escola dos Annales (1929-1989) – a Revolução Francesa da Historiografia. 2. Ed. São Paulo: Editora da Unesp, 2010.
CHARTIER, R. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. 2ª. ed. Brasília: Editora UnB, 1999a.
CHARTIER, R.. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Editora UNESP, 1999b.
CHARTIER, R. O leitor como metáfora – o viajante, a torre e a traça. São Paulo: Edições SESC, 2017.
DARNTON, R. A questão dos livros: passado, presente e futuro. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
MANGUELL, A. Uma história da leitura. 3ª. reimpressão. São Paulo: Cia das Letras, 1999.
RETRATOS da Leitura no Brasil. São Paulo: Instituto Pró-Livro, 2016. Disponível em: www.prolivro.org.br. Acesso em setembro/2020.
RETRATOS da Leitura no Brasil. São Paulo: Instituto Pró-Livro, 2020. Disponível em: www.prolivro.org.br. Acesso em outubro/2021.
Downloads
Published
How to Cite
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Leia Escola
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.