FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

UM OLHAR COM SUPORTE NA INTEGRAÇÃO ENSINO COM PESQUISA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10446629
Palavras-chave: Docente-pesquisador, Desenvolvimento Profissional Docente, Prática Pedagógica, Educação Infantil

Resumo

A prática da pesquisa na docência possibilita o desenvolvimento profissional e a aprendizagem da profissão. Sendo assim, este estudo, realizado em 2022 em um Município do Ceará, teve como objetivo geral compreender as contribuições da pesquisa para a docência em Educação Infantil, investigando a importância da postura de ser docente-pesquisador para o desenvolvimento profissional docente. Utilizando-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, em que se aplicou um questionário a (13) treze professores e realizaram-se (6) seis entrevistas com docentes, ambos da Educação Infantil. Os resultados permitem compreender que os registros da prática pedagógica são fonte de pesquisa e de reflexão docente na Educação Infantil, pois o docente pesquisa sua prática e busca, a cada dia, aperfeiçoá-la. Esta postura de docente-pesquisador da própria prática suscita práticas lúdicas e criativas, que estimulam a aprendizagem e o desenvolvimento infantil e docente. Portanto, por meio da pesquisa na docência na Educação Infantil pode-se refletir sobre os pressupostos que embasam a ação docente, atualizar-se frente às mudanças sociais e contribuir significativamente para a educação nesta etapa.

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Publicado em

31 de dezembro de 2023

Como Citar

DAVID , M. L. de S. .; CASTRO , F. M. F. M. .; PORTO, B. de S. . . FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR COM SUPORTE NA INTEGRAÇÃO ENSINO COM PESQUISA . Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 23, n. 2, p. 264–282, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10446629. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2147. Acesso em: 22 dez. 2024.

Seção

Dossiê