FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

UM OLHAR COM SUPORTE NA INTEGRAÇÃO ENSINO COM PESQUISA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10446629
Keywords: Docente-pesquisador, Desenvolvimento Profissional Docente, Prática Pedagógica, Educação Infantil

Abstract

A prática da pesquisa na docência possibilita o desenvolvimento profissional e a aprendizagem da profissão. Sendo assim, este estudo, realizado em 2022 em um Município do Ceará, teve como objetivo geral compreender as contribuições da pesquisa para a docência em Educação Infantil, investigando a importância da postura de ser docente-pesquisador para o desenvolvimento profissional docente. Utilizando-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, em que se aplicou um questionário a (13) treze professores e realizaram-se (6) seis entrevistas com docentes, ambos da Educação Infantil. Os resultados permitem compreender que os registros da prática pedagógica são fonte de pesquisa e de reflexão docente na Educação Infantil, pois o docente pesquisa sua prática e busca, a cada dia, aperfeiçoá-la. Esta postura de docente-pesquisador da própria prática suscita práticas lúdicas e criativas, que estimulam a aprendizagem e o desenvolvimento infantil e docente. Portanto, por meio da pesquisa na docência na Educação Infantil pode-se refletir sobre os pressupostos que embasam a ação docente, atualizar-se frente às mudanças sociais e contribuir significativamente para a educação nesta etapa.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ANDRÉ, Marli [org.]. O papel da pesquisa na formação e na prática dos docentes. 12. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. 143 p.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, jan/fev/mar/abr. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 09 nov. 2023.

BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 24 jun. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Básica (SEB). Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília, DF: MEC/SEB, 2010. 36 p.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Básica (SEB). Documentação Pedagógica: concepções e articulações - caderno 2. Organização: Paulo Sergio Fochi. Brasília, DF: MEC/SEB, 2018. 44 p.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Supremo Tribunal Federal, Secretaria de Documentação, 2017. Disponível em: http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/legislacaoConstituicao/anexo/CF.pdf. Acesso em: 24 jun. 2021.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase. Acesso em: 24 jun. 2021.

CEARÁ. Secretária da Educação do Estado do Ceará. Documento Curricular Referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamental. Fortaleza, CE: SEDUC, 2019. 1000 p.

DAVID, Maria Leticia de Sousa David; CASTRO, Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro. A realização de pesquisas em bolsas de estudo no ensino superior: contribuições para a formação de docentes. In: IX Encontro Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Formação Docente para a Educação Básica e Superior e IV Encontro Internacional sobre a Formação Docente para a Educação Superior e Básica, Santarém-PA, 2021. Anais IX ENFORSUP / IV INTERFOR. Santarém-PA: UFOPA, 2021. Disponível em: https://www.ixenforsupufopa.com.br/anais_1. Acesso em: 14 jan. 2022.

DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2006. 120 p.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Metodologia de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 120 p.

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de docentes. São Paulo: Artmed Editora S. A., 2010. 120 p.

LIMA, Maria Socorro Lucena; SILVA, Elisangela André da; BRITO, Célia Maria Machado de; BARRETO, Marcilia Chagas. Pesquisa e prática pedagógica: Metodologia do trabalho científico. 2. ed. Secretaria de educação a distância (SEAD/UECE), 2010. 94 p.

MATOS, Kelma Socorro de; VIEIRA, Sofia Lerche. Pesquisa educacional: prazer de conhecer. Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha, UECE, 2001. 144 p.

MINAYO, Maria Cecília de Souza [org.]. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 32. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. 108 p.

NÓVOA, Antônio. Desafios do trabalho do docente no mundo contemporâneo. SINPRO-SP, out. 2006. Disponível em: https://www.sinprosp.org.br/arquivos/novoa/livreto_novoa.pdf. Acesso em: 20 mar. 2021.

OLIVEIRA, Zilma Ramos de; MARANHÃO, Damaris; ABBUD, Ieda; ZURAWSKI, Maria Paula; FERREIRA, Marisa Vasconcelos; AUGUSTO, Silvana. O trabalho do docente na Educação Infantil. 3. ed. São Paulo: Biruta, 2019. 376 p.

OSTETTO, Luciana Esmeralda (org.). Educação infantil: saberes e fazeres da formação de docentes. 5 ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. 144 p.

PINTO, Manuel; SARMENTO, Manuel Jacinto (orgs.). As crianças: contextos e identidades. Braga: Universidade do Minho, 1997. 233 p.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 10. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. 325 p.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro; D’ÁVILA, Cristina Maria. [orgs.]. Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 2010. 176 p.

Published

December 31, 2023

How to Cite

DAVID , M. L. de S. .; CASTRO , F. M. F. M. .; PORTO, B. de S. . . FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR COM SUPORTE NA INTEGRAÇÃO ENSINO COM PESQUISA . Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 23, n. 2, p. 264–282, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10446629. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2147. Acesso em: 22 nov. 2024.

Section

Dossiê