A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES TEMPORÁRIOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO ESTADO DO PARANÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10445832
Palavras-chave: Professor temporário, Prática pedagógica, Instabilidade de carreira

Resumo

O presente trabalho, sustentado pelos principais resultados obtidos a partir da dissertação da autora, buscou investigar a influência dos contratos temporários no desenvolvimento das práticas pedagógicas de professores que atuam em um colégio do campo da Rede Estadual de Ensino do Paraná, localizado no município de Carambeí – PR, considerando a instabilidade na carreira. Os agentes participantes da pesquisa foram 6 professores contratados por tempo determinado e que estavam atuando no respectivo colégio. Os instrumentos utilizados para a produção dos dados foram o questionário e a entrevista semiestruturada. A discussão está balizada principalmente pelas contribuições de Antunes (2015), Bourdieu (1998, 2015), Gimeno Sacristán (1999) e Tardif e Lessard (2014). Os principais resultados desvelam que, a contratação temporária tem sido uma prática constante no Estado do Paraná, tornando-se a única maneira para o ingresso dos professores no magistério público estadual na contemporaneidade. Além disso, esta forma precarizada de contratação, resultou na perda de controle dos professores sobre o próprio trabalho, ou seja, o curto espaço de tempo do contrato para o desenvolvimento das práticas pedagógicas.

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Publicado em

31 de dezembro de 2023

Como Citar

CAMARGO , M. R. .; MEDEIROS , C. C. C. de . A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES TEMPORÁRIOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO ESTADO DO PARANÁ. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 23, n. 2, p. 125–140, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10445832. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2139. Acesso em: 3 jul. 2024.

Seção

Dossiê