Descrição de Variedades do Espanhol no Ensino de Línguas e na Formação Docentes: Reflexões sobre Aspectos Prosódicos

Autores

  • Natalia dos Santos Figueiredo

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.17010109

Palavras-chave:

Prosódia, Espanhol Língua Pluricêntrica, Ensino de LA, Atos de Fala

Resumo

Este trabalho discute o papel da prosódia no ensino de espanhol adicional e na formação docente, levando em conta o aspecto pluricêntrico da língua. Sabemos que a quantidade de descrição linguística, lexical, sintática, fonética ou pragmática é um indicador do grau de centralidade ou do caráter periférico que tem uma variedade nacional, considerada como dominante ou não dominante (Adelstein 2016), portanto, a codificação é fundamental para o conhecimento de variedades não dominantes de línguas pluricêntricas. A partir dessa base teórica, realizou-se uma seleção de pesquisas e materiais que discutem a variação prosódica do espanhol, sendo para fins didáticos ou não, dentre os quais destaca-se o trabalho de Figueiredo (2018), que analisou a variação prosódica de 5 atos de fala: pergunta, resposta, pedido, ordem e súplica, no espanhol de Assunção e Ciudad del Este, no Paraguai; e Buenos Aires e Puerto Iguazú, na Argentina. Com a análise acústica via PRAAT, obteve-se a descrição entonacional, utilizando a notação Sp-ToBI ( Estebas Vilaplana e Prieto, 2009) que indicou a presença de padrões tonais próprios das variedades não-dominante do espanhol na região da tríplice fronteira, convergindo com a variedade não dominante de Assunção, e em contraste com o padrão entonacional da variedade dominante geograficamente mais próxima, Buenos Aires. A partir desses dados é possível constatar a diversidade de padrões entonativos do espanhol em cada variedade regional e contrastá-los com padrões presentes em materiais didáticos de ensino de espanhol, discutindo também a importância da prosódia, desde o ensino básico ao superior.

 

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Publicado

30-08-2025

Como Citar

DOS SANTOS FIGUEIREDO, Natalia. Descrição de Variedades do Espanhol no Ensino de Línguas e na Formação Docentes: Reflexões sobre Aspectos Prosódicos . Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 14, n. Especial, p. e6380 , 2025. DOI: 10.5281/zenodo.17010109. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/6380. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

n. Especial - 2025 - IV Encontro do Seminário de Prosódia: trabalhos reunidos

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