O uso das TICs no ensino de FLE on-line e a criação de avatares

Autores/as

  • Sandrine Allain Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-2868-8711
  • Danielle Ferreira Sibonis Universidade Federal de Santa Catarina
  • Clarissa Laus Pereira Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10198975
Palabras clave: Mídia-educação, Ensino de FLE, Avatar, Autorretrato digital

Resumen

Este artigo trata do uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs) no ensino de Francês como Língua Estrangeira (FLE) a partir das experiências de estágio em ensino remoto emergencial durante a pandemia de COVID-19, trazendo uma reflexão sobre os processos de ensino e aprendizagem na sociedade em rede. Partindo da discussão sobre a cibercultura e a mídia-educação, e do papel da escola no século XXI, apresenta-se o projeto de estágio on-line realizado em escola pública, pautado no uso do ambiente PIXTON EDU para atividades de criação de avatares desenvolvidas por estudantes do oitavo ano do ensino fundamental. Confirmou-se, nesta experiência, o uso das TICEs como meio de expressão e produção criativa multimodal por meio do autorretrato dos estudantes, dando visibilidade à diversidade da turma e proporcionando maior motivação e ludicidade neste espaço de ensino e aprendizagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ADMINISTRAÇÃO CENTRAL UFSC. Nota Oficial: atividades pedagógicas não presenciais no Colégio de Aplicação. Publicado em 06/07/2020. Disponível em: https://noticias.ufsc.br/2020/07/nota-oficial-atividades-pedagogicas-nao-presenciais-no-colegio-de-aplicacao/. Acesso em: 07 dez 2020.

BELLONI, M.; GOMES, N. Infância, mídias e aprendizagem: autodidaxia e colaboração. Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n. 104 - Especial, p. 717-746, out. 2008. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 01 mai 2021.

BÉVORT, E.; BELLONI, M. L. Mídia-educação: conceitos, história e perspectivas. Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 109, p. 1081-1102, set./dez. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v30n109/v30n109a08.pdf. Acesso em: 01 mai 2021.

BIONDO, F. P. O fórum online como prática colaborativa de construção de conhecimentos sobre morfologia da língua. 2015, p. 249. (Tese de Doutorado) Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

CARDOSO, T; PINTO, J & BASQUEROTE, A. Aprendizagem na Sociedade em Rede: Novos Percursos, Oportunidades e Desafios? In: TEDESCO, A.; LACERDA, T. (Orgs.). Educação Digital e Práticas Pedagógicas, vol.1. Curitiba: Editora Bagai, 2020, p. 46-58. DOI: https://doi.org/10.37008/BAGAI/978-65-87204-06-2.08.6.20

CASTELLS, M. Escola e internet: o mundo da aprendizagem dos jovens. Entrevista para Fronteiras do Pensamento. Publicado em 12/01/2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=J4UUM2E_yFo&ab_channel=FronteirasdoPensamento. Acesso em: 05 abr 2021.

COLÉGIO APLICAÇÃO. Histórico do CA. Disponível em: https://www.ca.ufsc.br/historico-do-ca/. Acesso em: 07 dez 2020.

COLÉGIO APLICAÇÃO. Suspensão da troca de Língua Estrangeira – 2021. Publicado em 20/02/2021. Disponível em: https://www.ca.ufsc.br/2021/02/20/suspensao-da-troca-de-lingua-estrangeira-2021/. Acesso em: 08 ago 2021.

FANTIN, M. Mídia-educacão: aspectos históricos e teórico-metodológicos. Olhar de professor, Ponta Grossa, 14(1): 27-40, 2011. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor. Acesso em: 01 março 2021.

FANTIN, M. Do mito de Sísifo ao vôo de Pégaso: as crianças, a formação de professores e a escola Estação cultura. In: FANTIN, M; GIRARDELLO, G. Liga, Roda, clica: estudos de mídia, cultura e infância. Campinas: Papirus, 2008. 171 p.

FREIRE, P. Educação “bancária” e educação libertadora. In: Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970 (2ª edição). Capítulo II, p. 65-87.

LÉVY, P. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Ed. 34, 1999. (Coleção TRANS)

LIMA, M. P.; LOPES, R. M.; DOS SANTOS, V. Cultura digital: práticas pedagógicas nas linguagens contemporâneas. In: Cultura Digital: novas relações pedagógicas para Aprender e Ensinar. volume II / Cleber Bianchessi. Curitiba : Bagai, 2O2O. 224 p.

LUCENA, M. I; NASCIMENTO, A. (2016) Práticas (trans)comunicativas contemporâneas: uma discussão sobre dois conceitos fundamentais. Revista da Anpoll, v. 1, n. 40, p. 46-57, 2016. Disponível em: https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/1014/0. Acesso em 02 fev 2021.

PIXTON EDU. Pixton: Créateur de BD destiné aux écoles et à l’éducation. Disponível em: https://edu-fr.pixton.com/educators. Acesso em: 01 fev 2021.

PUREN, C. De l'approche communicative à la perspective actionnelle. In: Le Français dans le Monde, n° 347, sept.-oct. 2006, p. 37-40. Fiche correspondante: "Les tâches dans la logique actionnelle", p. 80-81. Paris: FIPF-CLE international. Disponível em: https://www.christianpuren.com/mes-travaux/2006g/. Acesso em: 02 abr 2021.

PUREN, C. Opérations Cognitives (Proaction, Métacognition, Régulation) et Activités Fondamentales (Tâches, Rétroactions, Évaluations) de la démarche de Projet. In: CALI, A. (org.). Interculturel: revue interdisciplinaire de l'Alliance Française de Lecce (Italie), n° 25, 2020, p. 65-72 Disponível em: https://www.christianpuren.com/app/download/13037969327/PUREN_2017a_Projet_operations_cognitives_activites_fondamentales.pdf?t=1483713224 Acesso em: 01 fev 2021.

RIVOLTELLA, P. A formação da consciência civil: entre o “real” e o “virtual”. In: FANTIN, M; GIRARDELLO, G. Liga, Roda, clica: estudos de mídia, cultura e infância. Campinas: Papirus, 2008. p. 41-56. Disponível em: https://publires.unicatt.it/en/publications/a-forma%C3%A7%C3%A3o-da-consciencia-civil-entre-o-real-e-o-virtual-9 Acesso em: 02 mar 2021.

SANTAELLA, L. Para compreender a ciberliteratura. Revista Texto Digital, Florianópolis, v. 8, n. 2, p 229-240, jul./dez. 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2012v8n2p229. Acesso em: 02 abr 2021.

SIMÕES, I. A. G. A sociedade em rede e a Cibercultura: dialogando com o pensamento de Manuel Castells e de Pierre Lévy na era das novas tecnologias de comunicação. Revista Eletrônica Temática. Ano V, n. 05 – Maio/2009. Disponível em: https://cursosextensao.usp.br/pluginfile.php/52266/mod_resource/content/1/Sociedade_Cibercultura.pdf. Acesso em: 01 mai 2021.

Publicado

noviembre 23, 2023

Cómo citar

ALLAIN, S. .; SIBONIS, D. F. .; OLIVEIRA, C. L. P. . O uso das TICs no ensino de FLE on-line e a criação de avatares. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 12, n. 4, p. 149–168, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10198975. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2036. Acesso em: 21 nov. 2024.

Sección

Artigos de temas livres

Artículos más leídos del mismo autor/a