Do palco às práticas de letramento por uma análise do discurso do rock

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10699235
Palabras clave: Discurso, Rock de Protesto, Letramento, Ensino

Resumen

Este trabalho objetiva analisar, à luz do postulado da Análise do Discurso, em sua articulação com os estudos dos Letramentos, o discurso do rock Que país é esse?, lançado pela banda Legião Urbana em 1987. Esta canção, para além do seu tempo, materializa enunciados de protesto que se reatualizam no contexto da política brasileira. Por entendermos que a música tem seu lugar de protagonismo entre os protestos que convocam o sujeito a se posicionar contra opressões e diferentes crises que afligem o mundo, o rock é uma prática de oralização e discurso que acompanha tais acontecimentos, traduzindo-os às pessoas, despertando-lhes para a luta contra realidades desumanas. Entre os diversos estilos musicais, o rock de protesto constitui um gênero significativo a discussões que envolvem temáticas políticas e transita pelos mais diferentes campos da atuação humana. Em específico, forja um tipo de regularidade enunciativa, cantando posicionamentos em um dado contexto de manifesto e luta ideológica. A partir da análise que realizamos, observamos como a atividade de leitura em sala de aula pode dar ao enunciado do rock possibilidades de reflexão sobre o lugar do sujeito que enuncia e do outro, aquele que o interpreta. É uma prática de letramento que pode traduzir ao sujeito escolar habilidades de leitura e contextualizar a política nacional na atualidade. Ou seja, há uma atemporalidade que atravessa os enunciados do rock e reivindica o olhar sobre o exercício da cidadania, de direitos e deveres, enquanto habilidades que se relacionam com as práticas sociais.

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Biografía del autor/a

Fernanda Fernandes Pimenta de Almeida Lima, Universidade Estadual de Goiás

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - Campus Araraquara). Pós-Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pós-Doutora em Linguística e Crítica Cultural pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB – Campus de Alagoinhas).  Professora de Estudos da Linguagem na Universidade Estadual de Goiás (UEG - UNUINHUMAS).

Poliana Machado Paranhos, Universidade Estadual de Goiás

Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Goiás (UEG-UNUINHUMAS). Pós-Graduanda em Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Professora da Rede Pública e Particular de Ensino de Inhumas, Goiás. 

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Publicado

febrero 23, 2024

Cómo citar

LIMA, F. F. P. de A.; MACHADO PARANHOS, P. Do palco às práticas de letramento por uma análise do discurso do rock. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 13, n. 1, p. e1168 , 2024. DOI: 10.5281/zenodo.10699235. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1168. Acesso em: 3 jul. 2024.

Sección

n.1 - 2024 - Dossiê: Estudos linguísticos e literários

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