Letramentos Acadêmicos em Português como Língua Adicional: reflexões a partir de uma revisão bibliográfica

reflections from a bibliographic review

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5281/zenodo.17808940

Mots-clés :

Letramentos Acadêmicos, Português como Língua Adicional, Estudantes internacionais, Mapeamento

Résumé

O presente trabalho tem como objetivo analisar publicações resultantes de pesquisas sobre letramentos acadêmicos que investigam o contexto do Português como Língua Adicional (PLA) a fim de discutir o desenvolvimento atual na área. Foi escolhido o período entre 2018 a 2024 para a coleta de artigos, dissertações e teses, nas plataformas Google Acadêmico, Portal de Periódicos da CAPES e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Analisou-se os objetivos, a metodologia, participantes e os resultados obtidos em cada relato de pesquisa. A busca resultou em sete trabalhos, sendo três artigos, uma dissertação e três teses, que, ao apresentarem as possibilidades de estudos em letramentos acadêmicos, apresentam resultados diversificados em termos de temáticas, bem como sobre o processo dos alunos participantes. Os trabalhos contam com participantes migrantes internacionais que utilizam o PLA em suas práticas acadêmicas e com professores que investigam suas práticas por meio da construção de materiais e unidades didáticas.

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Bibliographies de l'auteur

Helena Vitalina Selbach, Universidade Federal de Pelotas

Professora adjunta no Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e docente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPel. É doutora em Letras (Estudos Linguísticos) pela UFSM (2018), Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014), Bacharel em Letras (Português-Inglês) pela mesma universidade (2000) e Licenciada em Letras (Português-Inglês) pela UFN (2017). É coordenadora do GRPesq/CNPq "Grupo de Estudos em Português como Língua Adicional" e atua como Coordenadora Adjunta da Área de Português para Estrangeiros do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF/UFPel). Integra o GRPesq/CNPq FELICE coordenado pela Profa. Juliana Tonelli da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Suas áreas de interesse, inscritas na Linguística Aplicada, voltam-se a práticas de letramento, internacionalização, ensino e aprendizagem de línguas adicionais e educação inicial e continuada de professores de línguas.

Mariana Santana Falkowski, Universidade Federal de Pelotas

Graduanda em Letras Português e Francês na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) (2020 - 2025). Foi bolsista/professora de Português como Língua Adicional (PLA) do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) do Núcleo de Línguas da UFPel (2024). Foi membro administrativo do IsF-UFPel, vinculado à Rede Andifes (2022 - 2023). Foi monitora voluntária de Língua Latina na UFPel (2023 - 2024). Foi Integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-CAPES) de Língua Portuguesa da UFPel (2022 - 2024). É participante do Grupo de Estudos de Português como Língua Adicional (GEPLA), ação do Programa Português para Estrangeiros da UFPel e é integrante do Grupo de Pesquisa de Iniciação Científica em Letramentos Acadêmicos em Português como Língua Adicional na UFPel, vinculado ao GEPLA (2023 - 2025). É participante do Grupo de Pesquisa em Linguística Aplicada e Análise de Narrativas (GPLAAN) da UFPel (2024 - 2025) e do Programa de Extensão Clube de Leitura do CLC: ler mulheres da UFPel (2023 - 2025).

Ana Carolina da Silva Pereira, Universidade Federal de Pelotas

Estudante de Letras - Português pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atua como bolsista CAPES pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Integra o Grupo de Estudos em Português como Língua Adicional (GEPLA), coordenado pela Profa. Dra. Helena Vitalina Selbach (UFPel), no projeto de pesquisa "Letramentos Acadêmicos em Português como Língua Adicional na UFPel: mapeamento de práticas e necessidades". Possui interesse em linguística, literatura e no ensino de Português como Língua Adicional.

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Publiée

2025-12-03

Comment citer

VITALINA SELBACH, Helena; RÖPKE DA SILVA, Lucas; SANTANA FALKOWSKI, Mariana; DA SILVA PEREIRA, Ana Carolina. Letramentos Acadêmicos em Português como Língua Adicional: reflexões a partir de uma revisão bibliográfica: reflections from a bibliographic review. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 14, n. 1, p. e6439, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.17808940. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/6439. Acesso em: 5 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

n. 1 - 2025 - Dossiê: Línguas, literaturas e contemporaneidade

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