Letramentos Acadêmicos em Português como Língua Adicional: reflexões a partir de uma revisão bibliográfica
reflections from a bibliographic review
DOI :
https://doi.org/10.5281/zenodo.17808940Mots-clés :
Letramentos Acadêmicos, Português como Língua Adicional, Estudantes internacionais, MapeamentoRésumé
O presente trabalho tem como objetivo analisar publicações resultantes de pesquisas sobre letramentos acadêmicos que investigam o contexto do Português como Língua Adicional (PLA) a fim de discutir o desenvolvimento atual na área. Foi escolhido o período entre 2018 a 2024 para a coleta de artigos, dissertações e teses, nas plataformas Google Acadêmico, Portal de Periódicos da CAPES e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Analisou-se os objetivos, a metodologia, participantes e os resultados obtidos em cada relato de pesquisa. A busca resultou em sete trabalhos, sendo três artigos, uma dissertação e três teses, que, ao apresentarem as possibilidades de estudos em letramentos acadêmicos, apresentam resultados diversificados em termos de temáticas, bem como sobre o processo dos alunos participantes. Os trabalhos contam com participantes migrantes internacionais que utilizam o PLA em suas práticas acadêmicas e com professores que investigam suas práticas por meio da construção de materiais e unidades didáticas.
Téléchargements
Références
ANDRIGHETTI, Graziela Hoerbe. O design pedagógico para um curso de português como língua adicional para fins acadêmicos. 2020. 206 p. Tese (Doutorado em Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020. Disponível em: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9371. Acesso em: 17 jul. 2024.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Org., trad., posfácio e notas de Paulo Bezerra. Notas da edição russa de Serguei Botcharov. Editora 34, Rio de Janeiro, 2016.
CÂNDIDO, Marcela Dezotti. "Eu vejo o PEC-G como uma teia": narrativas de professoras do Curso de Português como Língua Adicional para Candidatos ao Programa de Estudantes-Convênio de Graduação. 2019. 238 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) - Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/32635. Acesso em: 17 jul. 2024.
CARNEIRO, Alan Silvio Ribeiro. "A dificuldade não é falar, mas ler Freud em português": Um olhar para as práticas de letramento na educação superior de estudantes haitianos no Brasil. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 58, n. 1, p. 33–61, jan. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tla/a/J7FF398Zx55897PfcYdRXFN/?format=html&lang=pt. Acesso em: 11 jul. 2024.
AUTOR.
FERNANDES, Gláucio Geraldo Moura. (2022). Letramento acadêmico em português como língua adicional: representações de estudantes universitários internacionais a respeito do gênero “resumo acadêmico”. Letras, p. 291–314. DOI https://doi.org/10.5902/2176148548432.
FERNANDES, Gláucio Geraldo Moura. Práticas de letramento acadêmico de estudantes internacionais matriculados em uma disciplina de ensino/aprendizagem de português como língua adicional. 2021. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/35452. Acesso em: 11 jul. 2024.
FERREIRA, Rubens da Silva. Estudantes estrangeiros no Brasil: informação e processos de produção de diferença. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 25, n. 3, p. 82–98, jul. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/5wQ98wnYsXkmgmNcBps4RsM/#. Acesso em: 15 jul. 2024.
FERREIRA, Rafael Padilha; ROLLSING, Lucas Zambrano. Gêneros do discurso no ensino de português como língua adicional: reflexões sobre a esfera discursiva acadêmica. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 12, n. 2, p. 839–856, abr./jun. 2018. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/39953. Acesso em: 14 jun. 2024.
FIAD, Raquel Salek. Academic literacies as lifelong commitment: a transnational conversation between Theresa Lillis and Raquel Fiad. In: LARANJEIRA, Rómina de Mello; MIRANDA, Flávia Danielle Sordi Silva; PARIS, Larissa Giacometti. (Orgs.) Letramentos Acadêmicos no Brasil: diálogos e mediações em homenagem a Raquel Salek Fiad. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. Disponível em: https://saci2.ufop.br/data/solicitacao/26051_ebook_letramentos_academicos_no_brasil.pdf. Acesso em: 08 out. 2024.
LAVE, Jean; WENGER, Etienne. Situated learning: Legitimate peripheral participation. New York: Cambridge University Press, 1991.
LEA, Mary Rosalid; STREET, Brian Vincent. Student Writing in Higher Education: an academic literacies approach. Studies in Higher Education, v. 23, n. 2, p. 157–172, 1998.
LEA, Mary Rosalid; STREET, Brian Vincent. O modelo de “letramentos acadêmicos”: teoria e aplicações. Tradução de Fabiana Komesu e Adriana Fischer. Filologia e Linguística Portuguesa, v. 16, n.2, p. 477–493, 2014. Disponível em: https://revistas.usp.br/flp/article/view/79407 Acesso em: 06 ago. 2024.
LILLIS, Theresa.; SCOTT, Mary. Defining academic literacies research: issues of epistemology, ideology and strategy. Journal of Applied Linguistics, v. 4, n. 1, p. 5–32, 2007.
LILLIS, Theresa. Academic Literacies: Intereses Locales, Preocupaciones Globales? Academic Literacies: Local Interests, Global Concerns?. In: ÁVILA REYES, N. (Ed.). Multilingual Contributions to Writing Research: Toward an Equal Academic Exchange. Colorado: The WAC Clearinghouse, 2021. p. 35-59.
MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. Trad. Maria Cecília P. de Souza-e-Silva e Décio Rocha. 6.ed., Cortez, São Paulo, 2013.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. Parábola Editorial, São Paulo, 2008.
MARQUES, Aline Aurea Martins; SCHOFFEN, Juliana Roquele. Português como Língua Adicional nas universidades federais brasileiras: Um perfil da área. Letras de Hoje, v. 55, n. 4, p. e38778, 2020. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/38778/26589. Acesso em: 03 jul. 2024.
MOLSING, Karina Veronica; LOPES-PERNA, Cristina Becker. Research and Teaching in Portuguese for Specific Purposes. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, v. 5, n. 2, p. 1–7, 2015. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/belt/article/view/19701. Acesso em: 16 jul. 2024.
MORAES, Karine Nunes de; AZEVEDO, Mário Luiz Neves de; CATANI, Afrânio Mendes. A produção do conhecimento no contexto das políticas de expansão da educação superior no Brasil pós-LDB/1996: uma síntese. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 1, p. 119–132, 2014. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1017. Acesso em: 15 jul. 2024.
NEVES, Clarissa Eckert Baeta; MARTINS, Carlos Benedito. Ensino superior no Brasil: uma visão abrangente. In: DWYER et. al. (Org.). INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA - IPEA. Jovens universitários em um mundo em transformação: uma pesquisa sino-brasileira. Brasília: Ipea; Pequim: SSAP, 2016. p. 95-124.
PINTO, Marialva Moog; LARRECHEA, Enrique Martínez. Internacionalização da educação superior: uma análise das tendências de mobilidade dos estudantes entre países do norte e do sul global. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 23, n. 3, p. 718–735, set. 2018.
AUTOR.
RODRIGUES, Karoline Santos. Letramento (trans)mídia na educação de Surdas: um estudo de caso na Universidade Estadual de Goiás. 2024. 147 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) https://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1467. Acesso em: 16 de jul. 2024.
SANTOS, Marília Lima. A percepção do processo de internacionalização por docentes e discentes de pós-graduação. 2023. 101 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.
AUTOR.
SANTOS, Paula Aparecida Diniz Gomides Castro; MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes. Letramento acadêmico de estudantes estrangeiros: múltiplos desafios, múltiplas estratégias. Roteiro, Joaçaba, v. 46, p. e24410, jan./dez. 2021. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/24410. Acesso em: 16 jul. 2024.
SCHLATTER, Margarete; BULLA, Gabriela da Silva; COSTA, Everton Vargas da. Português como Língua Adicional: uma entrevista com Margarete Schlatter. ReVEL, v. 18, n. 35, p. 489-508, 2020. Disponível em: https://www.revel.inf.br/files/3979a6ecf118d99835787c92b01de296.pdf. Acesso em: 03 jul. 2024.
AUTOR.
AUTOR.
SOUSA, José Vieira de; SOUSA FILHO, Edson Machado de. Internacionalização da educação superior no Brasil: presença de estudantes estrangeiros matriculados em curso de graduação em 2022. Revista Educação e Políticas em Debate, v. 13, n. 2, p. 1–21, 2024. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/72282. Acesso em: 15 jul. 2024.
STREET, Brian Vincent. Introduction: Ethnographic Perspectives. In: STREET, B. V. (Ed.). Literacy and Development. London and New York: Routledge, 2003 [2001]. p. 1–17.
STREET, Brian Vincent. Academic Literacies approaches to Genre? Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 347–361, 2010.
STREET, Brian Vincent. Dimensões “Escondidas” na Escrita de Artigos Acadêmicos. Perspectiva, v. 28, n. 2, p. 541–567, 2010.
STREET, Brian Vincent. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. Marcos Bagno. - 1. ed., Parábola Editorial, São Paulo, 2014.
STUMPF, Elisa Marchioro. Portuguese as an additional language for academic purposes: contributions from the academic literacies model to course design. Linguagem & Ensino, v. 24, n. 2, p. 317-331, abr.-jun. 2021. Disponível em: https://periodicos-old.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/19537. Acesso em: 16 jul. 2024.
AUTOR.
AUTOR.
VIGNOLI, Jacqueline Costa Sanches; FERRARINI-BIGARELI, Marlene Aparecida; CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes. Letramentos acadêmicos: repertórios de percepções de gestores de universidades públicas paranaenses e experiências prático-investigativas. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 37, n. 3, p. e202155381, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/delta/a/bMpHZ3X3KrmCjKGRts6cBch/. Acesso em: 03 jul. 2024.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Revista Letras Raras 2025

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.





