Prática para entrevistas orais: O uso da tecnologia para reduzir a ansiedade de estudantes de Português como Língua Adicional (PLA)

Autores

  • Eduardo Viana da Silva Universidade de Wasghington
Palavras-chave: Entrevistas orais, Ansiedade, Português como Língua Adicional (PLA)

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v9i5.1933

Este estudo de caso analisa o uso da tecnologia de gravação de voz e seus benefícios na preparação para entrevistas orais em cursos de Português como Língua Adicional (PLA). Verifica-se particularmente como o uso de gravações de voz pode diminuir o nível de ansiedade em um grupo de estudantes universitários em um curso de português nos Estados Unidos. Analisa-se o processo de preparação para entrevistas orais com 13 estudantes universitários matriculados em um curso de português de verão em uma universidade de grande porte na Costa Oeste dos Estados Unidos. Este estudo demonstra que as entrevistas orais presencias são beneficiadas pela preparação dos alunos através da utilização de tecnologia. Demonstra-se uma possível correlação entre a preparação dos estudantes e a redução da ansiedade durante as entrevistas orais presenciais. A preparação oferecida a este grupo de alunos também enfatiza a importância de se oferecer uma abordagem sistemática para entrevistas orais e a necessidade de se tratar do nível de ansiedade experienciado por estudantes de línguas durante tais entrevistas. Outros estudos sobre ansiedade dos estudantes são tomados como base teórica para este estudo de caso, especialmente o trabalho seminal de Horwitz, Horwitz e Cope (1986) com a criação da Escala de Ansiedade de Língua Estrangeira (Foreign Language Anxiety Scale - FLAS) e os estudos baseados no FLAS, de Hewitt e Stephenson (2012), Pérez Castillejo (2018) e Phillips (1992).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Viana da Silva, Universidade de Wasghington

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v9i5.1933

Doutor em Literatura Luso-Brasileira, com uma especialização em Línguística Aplicada da Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara (UCSB), nos Estados Unidos. Ele possui um certificado interdiscipinar de ensino para estudantes universitários da UCSB, um título de TESOL (Teaching English to Students of Othern Languages) da Brigham Young University (BYU) e um mestrado em Literatura Luso-Brasileira também da BYU. Eduardo é docente na Universidade de Wasghington, em Seatlle, nos Estados Unidos, onde ele coordena o Programa de Português. Suas áreas de interesse incluem a linguística aplicada, a literatura luso-brasileira, estudos culturais, desenvolvimento curricular, e a cidadania global. Outros interesses incluem o ensino de português para as profissões e o uso de tecnologia em sala de aula.

Referências

BARALT, M. and GURZYNSKI-WEISS, L. Comparing learners’ state of anxiety during task-based interaction in computer-mediated and face-to-face communication. Language Teaching Research. Thousand Oaks, CA: Sage, v. 15, n. 2, 2011, p. 201-229.

GANSCHOW, L. et al. Differences in Language Performance among High-, Average-, and Low-Anxious College Foreign Language Learners. The Modern Language Journal. New Jersey, NY: Wiley, v. 78, n. 1, 1994, p. 41-55.

HEWITT, E. and STEPHENSO, J. Foreign Language Anxiety and Oral Performance: A Replication of Phillips’s MLJ Study. The Modern Language Journal. New Jersey, NY: Wiley v. 96, n. 2, 2012, 170-189.

HORWITZ, E. Language Anxiety and Achievement. Annual Review of Applied Linguistics Cambridge. UK: Cambridge University Press, 2001, p. 112-126.

HORWITZ et al. Foreign Language Classroom Anxiety. Modern Language Journal. New Jersey, NY: Wiley, v. 70, n. 2, 1986, p. 125-132.

KRASHEN, S. Second Language Acquisition and Second Language Learning. Oxford, UK: Pergamon Press, 1981.

LEACH, O. The Future of Language Learning: Using Technology to Eliminate the Affective Filter (Unpublished paper). Worcester, Massachusetts: Worcester Polytechnic Institute, 2012.

PARK, H. and LEE, A. L2 Learners’ Anxiety, Self-Confidence and Oral Performance. Semantic Scholar. Kunsan: Kunsan National University, 2006.

PHILLIPS, E. M. The Effects of Language Anxiety on Students’ Oral Test Performance and Attitudes. Modern Language Journal, New Jersey, NY: Wiley, v. 76, n. 1, 1992, p. 14-26.

SATAR, H. and ŌZDENER, M. The Effects of Synchronous CMC on Speaking Proficiency and Anxiety: Text Versus Voice Chat. Modern Language Journal. New Jersey, NY: Wiley, v. 92, n. 4, 2008, p. 595-613.

SPIELBERG, C.D. Manual for the State-trait Anxiety Inventory. Palo Alto, CA: Consulting Psychologists Press, 1983.

TOGNOZZI, E. and TRUONG, H. Proficiency and Assessment Using WIMBA Voice Technology. Italica: American Association of Teachers of Italian. Fayetteville: University of Arkansas, v. 86, n. 1, 2009, p. 1-23.

Downloads

Publicado em

8 de outubro de 2023

Como Citar

SILVA, E. V. da . Prática para entrevistas orais: O uso da tecnologia para reduzir a ansiedade de estudantes de Português como Língua Adicional (PLA). Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 9, n. 4, p. Ing. 11–29 / Port. 11, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1355. Acesso em: 3 jul. 2024.

Seção

Dossiê: A última flor do lácio pelo mundo