Contribuições para o desenvolvimento da competência leitora: resultados de uma pesquisa-ação no Curso Normal
DOI :
https://doi.org/10.5281/zenodo.15612132%20Mots-clés :
Curso Normal, Ensino de leitura, Intervenção pedagógica, Leitura de textos literários, Níveis de letramento em leituraRésumé
Embora as teorias linguísticas tenham avançado e a leitura seja um tema central em várias discussões e em pesquisas recentes, os resultados das avaliações em larga escala mostram que os alunos brasileiros ainda enfrentam dificuldades significativas em relação à competência leitora. Portanto, surge a pergunta: por que ainda há tanta dificuldade no ensino e na aprendizagem da leitura? Este estudo tem como objetivo analisar o desenvolvimento da competência leitora de alunos que ingressam no Curso Normal (formação de professores) de uma escola pública estadual no Rio de Janeiro. A pesquisa baseia-se na teoria sociocognitivista (Koch; Cunha-Lima, 2011) e nos pressupostos teóricos de Tedesco (2012; 2020), de Cosson (2021), entre outros. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa. Os resultados revelaram que o ensino de estratégias de leitura, considerando os níveis de letramento em leitura, permitiu aos alunos desenvolverem significativamente sua capacidade leitora, passando do nível 2 para o nível 4.
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