Contribuições para o desenvolvimento da competência leitora: resultados de uma pesquisa-ação no Curso Normal

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5281/zenodo.15612132%20

Mots-clés :

Curso Normal, Ensino de leitura, Intervenção pedagógica, Leitura de textos literários, Níveis de letramento em leitura

Résumé

Embora as teorias linguísticas tenham avançado e a leitura seja um tema central em várias discussões e em pesquisas recentes, os resultados das avaliações em larga escala mostram que os alunos brasileiros ainda enfrentam dificuldades significativas em relação à competência leitora. Portanto, surge a pergunta: por que ainda há tanta dificuldade no ensino e na aprendizagem da leitura? Este estudo tem como objetivo analisar o desenvolvimento da competência leitora de alunos que ingressam no Curso Normal (formação de professores) de uma escola pública estadual no Rio de Janeiro. A pesquisa baseia-se na teoria sociocognitivista (Koch; Cunha-Lima, 2011) e nos pressupostos teóricos de Tedesco (2012; 2020), de Cosson (2021), entre outros. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa. Os resultados revelaram que o ensino de estratégias de leitura, considerando os níveis de letramento em leitura, permitiu aos alunos desenvolverem significativamente sua capacidade leitora, passando do nível 2 para o nível 4.

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Publiée

2025-06-07

Comment citer

PEÇANHA ALVES DA SILVA, Glaucia; TEDESCO VILARDO ABREU, Maria Teresa. Contribuições para o desenvolvimento da competência leitora: resultados de uma pesquisa-ação no Curso Normal . Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 14, n. 3, p. e6330 , 2025. DOI: 10.5281/zenodo.15612132 . Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/6330. Acesso em: 5 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

n. 3 - 2025 - Dossiê: Novos elos nas práticas didáticas de ensino de línguas: interfaces entre teoria linguística e prática docente

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