Competência leitora de alunos do ensino fundamental em textos da literatura infanto-juvenil

Autores

  • Manuella Soares UFCG
  • Maria do Socorro Paz e Albuquerque UFCG
Palavras-chave: Competência leitora, Didatização, Formação de leitor

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v2i1.143

Este trabalho objetiva apresentar os resultados obtidos na realização do projeto de pesquisa: Competência leitora de alunos do ensino fundamental em textos da literatura infantojuvenil 3- PIBIC, 2010-2011, que buscou responder a questão: que competência leitora alunos do 9º ano do EF dominam após intervenção sistemática de práticas de leitura com textos da literatura infanto-juvenil? Fundamentamo-nos nas seguintes perspectivas teóricas: sociointeracionista de leitura em Kato (1998); Kleiman (1989, 1992), Solé (1998), nos PCN de língua Portuguesa (1998), e orientações sobre o ensino da literatura em Zilberman (1983) e no conceito de competência de Perrenoud (2002). Em relação à metodologia, optamos por seguir as orientações da pesquisa-ação, (THIOLLENT, 2005; FRANCO, 2005) uma vez que foram professores de uma escola pública de Campina Grande – PB que solicitaram a nossa intervenção conjunta para encontrarmos a solução para o problema do desestímulo e das dificuldades de leitura apresentadas pelos alunos do 9º ano da referida escola. Para isto, foi feito um diagnóstico inicial, com base nos descritores da Prova Brasil; em seguida, realizou-se uma intervenção didático-pedagógica, que trabalhou mais especificamente as competências não adquiridas, tendo como base a leitura de textos da literatura infanto-juvenil, especificamente do gênero crônica. Por último, aplicou-se um pós-teste, também com base nos mesmos descritores para identificar e descrever as competências em leitura adquiridas pelos alunos. Após a intervenção didática e análise do pré-teste e do pós-teste, pudemos observar os efeitos dessa intervenção na formação do leitor competente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado em

22 de outubro de 2023

Como Citar

SOARES, M. .; ALBUQUERQUE, M. do S. P. e . Competência leitora de alunos do ensino fundamental em textos da literatura infanto-juvenil. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 2, n. 1, p. 57–72, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1878. Acesso em: 25 dez. 2024.

Seção

Artigos de temas livres

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)