Competência leitora de alunos do ensino fundamental em textos da literatura infanto-juvenil
Resumen
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v2i1.143
Este trabalho objetiva apresentar os resultados obtidos na realização do projeto de pesquisa: Competência leitora de alunos do ensino fundamental em textos da literatura infantojuvenil 3- PIBIC, 2010-2011, que buscou responder a questão: que competência leitora alunos do 9º ano do EF dominam após intervenção sistemática de práticas de leitura com textos da literatura infanto-juvenil? Fundamentamo-nos nas seguintes perspectivas teóricas: sociointeracionista de leitura em Kato (1998); Kleiman (1989, 1992), Solé (1998), nos PCN de língua Portuguesa (1998), e orientações sobre o ensino da literatura em Zilberman (1983) e no conceito de competência de Perrenoud (2002). Em relação à metodologia, optamos por seguir as orientações da pesquisa-ação, (THIOLLENT, 2005; FRANCO, 2005) uma vez que foram professores de uma escola pública de Campina Grande – PB que solicitaram a nossa intervenção conjunta para encontrarmos a solução para o problema do desestímulo e das dificuldades de leitura apresentadas pelos alunos do 9º ano da referida escola. Para isto, foi feito um diagnóstico inicial, com base nos descritores da Prova Brasil; em seguida, realizou-se uma intervenção didático-pedagógica, que trabalhou mais especificamente as competências não adquiridas, tendo como base a leitura de textos da literatura infanto-juvenil, especificamente do gênero crônica. Por último, aplicou-se um pós-teste, também com base nos mesmos descritores para identificar e descrever as competências em leitura adquiridas pelos alunos. Após a intervenção didática e análise do pré-teste e do pós-teste, pudemos observar os efeitos dessa intervenção na formação do leitor competente.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Letras Raras
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.