O que os olhos não leem a sociedade sente: a leitura crítica do gênero notícia em sala de aula

Autores

  • Ana Paula Rezende de Mello Universidade Federal de Minas Gerais
  • Camila de Souza Santos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Danúbia Aline Silva Sampaio Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Letramento, Leitura crítica, Análise do Discurso, Notícias, Educação básica

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i3.1453

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de trabalho para a leitura de textos (MATTOS, 2011; LDB, 1996; BNCC, 2017) em sala de aula que se paute no conceito de leitura crítica (FREIRE, 1986; CASSANY, 2012; ROVIRA, 2009). As motivações que guiam este estudo partem da recente pesquisa de Cruz e Martiniak (2018) sobre a leitura na Educação Básica brasileira, em que um mapeamento de trabalhos acadêmicos que tratam sobre esse assunto aponta altos índices de deficiência sobre esta habilidade. Como constatação, pode-se perceber que os indicadores negativos se relacionam, sobretudo, aos reflexos gerados por exercícios de compreensão da leitura que se restringem à superfície dos textos trabalhados ao longo das aulas de linguagens. Por isso a necessidade de se propor atividades que vão além da materialidade desses textos. Escolhemos, assim, textos informativos da esfera jornalística, especificamente o gênero notícia, para serem trabalhados com alunos do Ensino Fundamental II, do oitavo e do nono ano. Com aporte teórico da Análise do Discurso (ORLANDI, 1999; CHARAUDEAU, 2013; EMEDIATO, 2013), buscamos trabalhar mecanismos de compreensão textual discutidos nessa teoria que conduzam o professor a explorar a dimensão argumentativa (AMOSSY, 2006, 2011; CHARAUDEAU, 2013) presente no texto do gênero notícia. Dessa maneira, esperamos contribuir com docentes do campo das linguagens para um efetivo trabalho da leitura crítica de notícias em sala de aula, além de refletir sobre a importância de referida abordagem na tentativa de amenizar a deficiência de leitura por ora comprovada.

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Biografia do Autor

Ana Paula Rezende de Mello, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Linguística Aplicada; Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de linguística; Minas Gerais, Brasil.

Camila de Souza Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de linguística; Minas Gerais, Brasil.

Danúbia Aline Silva Sampaio, Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de linguística; Minas Gerais, Brasil.

Referências

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Publicado em

10 de outubro de 2023

Como Citar

MELLO, A. P. R. de .; SANTOS, C. de S. .; SAMPAIO, D. A. S. . O que os olhos não leem a sociedade sente: a leitura crítica do gênero notícia em sala de aula. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 8, n. 3, p. Port. 147–169 / Eng. 144, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1432. Acesso em: 22 dez. 2024.

Seção

A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades