Práticas extensionistas: leitura e escrita com as escolas de ensino fundamental e médio de Jaguarão e Arroio Grande
DOI :
https://doi.org/10.5281/zenodo.16801006Mots-clés :
Prática didática, Ensino de Língua Portuguesa, Formação de professoresRésumé
Este texto tem como foco apresentar a prática didática extensionista, desenvolvida no Componente Curricular Extensão I – Língua Portuguesa, no segundo semestre de 2024, de acordo com a ementa do PPC do Curso de Letras da Universidade Federal do Pampa, campus Jaguarão/RS. O objetivo geral da proposta era desenvolver uma atividade que envolvesse a interpretação textual com a temática do futebol a partir do Conto Empate, de Aldyr Garcia Schlee (2011). Como objetivos específicos, elencavam-se: leitura e interpretação de textos, intertextualidade, texto narrativo, escrita criativa e oralidade. Foi construída, pelo grupo, uma sequência didática matriz, em que todos tinham uma função definida no desenvolvimento da prática, colaborando com o colega no envolvimento dos alunos. A metodologia utilizada dividiu-se em momentos que contava desde o aquecimento até o fechamento da temática. Ao final do semestre, foi proposta uma roda de conversa retomando as atividades realizadas, as habilidades desenvolvidas e os interesses em foco, com espaço para a própria autoavaliação docente. Esta atividade justifica-se pela importância da prática na formação de professores, aqui se tratando da formação de profissionais habilitados a trabalhar com a Língua Portuguesa (LP), promovendo a interface entre prática e ensino, com uma abordagem teórica ancorada na Linguística Textual que sustenta uma prática contextualizada com gêneros textuais. Tal proposta demonstrou-se satisfatória e necessária, pois insere o acadêmico na realidade escolar e em atividades de ensino, antes mesmo do estágio curricular supervisionado, incentivando-o ao desenvolvimento de uma postura reflexiva e crítica sobre o fazer docente no ensino de LP.
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