Produção de material didático e o incentivo à autoria docente: uma experiência no ensino de francês através do Idiomas sem Fronteiras na UFBA

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5281/zenodo.14562993
Mots-clés : Internacionalização;, Autoria docente;, Formação docente;, Produção de material didático;, Francofonia;

Résumé

O ensino-aprendizagem de francês em cursos com objetivos específicos oferece a oportunidade de produzir materiais didáticos específicos para os propósitos visados. No entanto, é comum que o francês apresentado seja o "standard", variedade que reflete a cultura e a língua na França. Contudo, ao ensinar esse idioma, apontado como a quinta língua mais falada no mundo, é necessário reconhecer as suas variedades, especialmente quando o objetivo é a internacionalização, e levá-las para a sala de aula. Dessa maneira, o objetivo deste artigo é relatar a experiência de uma professora em formação com a elaboração da apostila "L'alphabet de la francophonie", um recurso multimídia que inclui músicas, livros e imagens de diversos países francófonos, elaborado com base em demandas dos alunos a respeito da diversidade do mundo francófono em termos linguísticos e culturais. O foco recai sobre a autoria docente, um componente essencial da formação dos professores de idiomas, como caminho para promover a interculturalidade, a compreensão da diversidade que faz parte da língua francesa ao redor do mundo e o engajamento dos estudantes. Tal proposta é fundamental para fomentar o desenvolvimento de habilidades linguísticas e interculturais baseadas no respeito mútuo e na compreensão, como também para expandir as possibilidades de internacionalização do ensino superior brasileiro. Além disso, ela também incentiva a autoria docente como parte da formação para o ensino-aprendizagem. Os resultados mostraram um impacto positivo no aumento do conhecimento cultural desses alunos, embora tenham sido identificadas necessidades de melhorias na representação de gênero e na diversificação dos formatos de mídia.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Alice Amorim, Universidade Federal da Bahia

Étudiante en licence de Lettres Modernes à l’Université Fédérale de Bahia, campus Ondina à Salvador. Diplômée en Études Interdisciplinaires en Humanités par la même université. En ce moment, elle travaille avec l’enseignement de langues étrangères, en particulier le français et l’anglais, et fait partie du groupe de recherche Ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras na contemporaneidade (GPELE-DGP/CNPQ).

 

Cíntia Kaspary, Universidade Federal da Bahia

Obtention du titre de Docteure en Lettres - Études de la Langue à l'Université Fédérale du Rio Grande do Sul (UFRGS) en 2021. Actuellement, Professeure Adjointe de Langue et Enseignement du Français à l'Université Fédérale de Bahia (UFBA) et Leader du Groupe de recherche : Enseignement-apprentissage des langues étrangères dans la contemporanéité (GPELE-DGP/CNPQ).

Références

ABREU-E-LIMA, D. M. et al. (Orgs). Idiomas sem Fronteiras: Internacionalização da educação superior e formação de professores de língua estrangeira. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2021;

BONILLA, M. H. S. SOUZA. Projeto UCA: dimensão social das práticas. In: QUARTIERO, E. M. BONILLA, M. H. S. FANTIN, M. (Orgs). Projeto UCA: entusiasmos e desencantos de uma política pública. Salvador: EDUFBA, 2015. p. 147-185. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20829. Acesso em: 29 ago 2024;

BRASIL. Governo Federal. Ciências sem Fronteiras. Disponível em: Ciência Sem Fronteiras — Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (www.gov.br). Acesso em 10 set. 2024;

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum: versão final. Secretaria da Educação Fundamental. Brasília, 2017. Disponível em: BNCC_EI_EF_110518_versaofinal.pdf (www.gov.br). Acesso em: 17 set. 2024;

CONSEIL DE L’EUROPE. Cadre européen commun de référence pour les langues : Apprendre, Enseigner, Évaluer. Paris : Didier, 2001;

CUQ, J.; GRUCA, I. Cours de didactique du français langue étrangère et seconde. Grenoble : PUG, 2017;

DESJARDINS, N. Par ici – Méthode de Français - Niveau A1 / 1‑2. Québec: Les Éditions MD, 2017;

LEFFA, V. J. (org). O professor de línguas estrangeiras: construindo a profissão. Pelotas: EDUCAT, 2008. Disponível em: https://www.leffa.pro.br/textos/trabalhos/Professor_de_linguas_2ed.pdf. Acesso em: 29 ago 2024;

OLIVEIRA E PAIVA, V. L. M. Os desafios na produção de materiais didáticos para o ensino de línguas no ensino básico. Revista (Con)Textos Linguísticos (Vitória), v. 8, n. 10.1, p. 344-357. Disponível em: <https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/8367/5940>. Acesso em: 29 ago 2024;

OREFICE JUNIOR, A. O ensino do FOS no curso de Relações Internacionais na USP: um olhar para as ações de ensino e de autoria do professor de francês. In: Org. ALBUQUERQUE-COSTA, H. FOS e FOU na Universidade de São Paulo. Articulação entre Formação, Ensino e Pesquisa. São Paulo: Editora Pontes, 2022, p. 37-63;

ORGANISATION INTERNATIONALE DE LA FRANCOPHONIE. La langue française dans le monde. Paris: Éditions Gallimard, 2022. Disponível em: Rapport-La-langue-francaise-dans-le-monde_VF-2022.pdf (francophonie.org) . Acesso em 12 set. 2024;

PAIVA, V.L.M.O. A LDB e a legislação vigente sobre o ensino e a formação de professor de língua inglesa.In: STEVENS, C.M.T e CUNHA, M.J. Caminhos e Colheitas: ensino e pesquisa na área de inglês no Brasil. Brasília: UnB, 2003. p.53- 84;

SANTOS, E.M.O. Abordagem comunicativa intercultural (ACIN): uma proposta para ensinar e aprender língua no diálogo de culturas. 2004. Tese de Doutorado. Curso de Pós-Graduação em Linguística Aplicada de Estudos de Linguagem - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004;

VOLPI, M. T. A formação de professores de língua estrangeira frente aos novos enfoques de sua função docente. In: LEFFA, Vilson J. (org). O professor de línguas estrangeiras: construindo a profissão. Pelotas: EDUCAT, 2008. p. 133-141. Disponível em: <https://www.leffa.pro.br/textos/trabalhos/Professor_de_linguas_2ed.pdf>. Acesso em: 29 ago 2024.

Publiée

décembre 27, 2024

Comment citer

AMORIM, A.; KASPARY, C. Produção de material didático e o incentivo à autoria docente: uma experiência no ensino de francês através do Idiomas sem Fronteiras na UFBA. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 13, n. 5, p. e3527 , 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14562993. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/3527. Acesso em: 10 janv. 2025.

Rubrique

n. 5 - 2024 - Dossiê Relações entre Políticas linguísticas, interculturalidade e internacionalização no ensino de línguas : novos desafios na contemporaneidade