Produção de material didático e o incentivo à autoria docente: uma experiência no ensino de francês através do Idiomas sem Fronteiras na UFBA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14562993
Palabras clave: Internacionalização;, Autoria docente;, Formação docente;, Produção de material didático;, Francofonia;

Resumen

O ensino-aprendizagem de francês em cursos com objetivos específicos oferece a oportunidade de produzir materiais didáticos específicos para os propósitos visados. No entanto, é comum que o francês apresentado seja o "standard", variedade que reflete a cultura e a língua na França. Contudo, ao ensinar esse idioma, apontado como a quinta língua mais falada no mundo, é necessário reconhecer as suas variedades, especialmente quando o objetivo é a internacionalização, e levá-las para a sala de aula. Dessa maneira, o objetivo deste artigo é relatar a experiência de uma professora em formação com a elaboração da apostila "L'alphabet de la francophonie", um recurso multimídia que inclui músicas, livros e imagens de diversos países francófonos, elaborado com base em demandas dos alunos a respeito da diversidade do mundo francófono em termos linguísticos e culturais. O foco recai sobre a autoria docente, um componente essencial da formação dos professores de idiomas, como caminho para promover a interculturalidade, a compreensão da diversidade que faz parte da língua francesa ao redor do mundo e o engajamento dos estudantes. Tal proposta é fundamental para fomentar o desenvolvimento de habilidades linguísticas e interculturais baseadas no respeito mútuo e na compreensão, como também para expandir as possibilidades de internacionalização do ensino superior brasileiro. Além disso, ela também incentiva a autoria docente como parte da formação para o ensino-aprendizagem. Os resultados mostraram um impacto positivo no aumento do conhecimento cultural desses alunos, embora tenham sido identificadas necessidades de melhorias na representação de gênero e na diversificação dos formatos de mídia.

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Biografía del autor/a

Alice Amorim, Universidade Federal da Bahia

Graduanda em Letras Modernas na Universidade Federal da Bahia, campus de Ondina em Salvador. Bacharel Interdisciplinar em Humanidades pela mesma universidade. Atua no ensino dos idiomas francês e inglês e é integrante do grupo de pesquisa Ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras na contemporaneidade (GPELE-DGP/CNPQ).

Cíntia Kaspary, Universidade Federal da Bahia

Obtenção do título de Doutora em Letras - Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2021. Atualmente, Professora Adjunta de Língua e Ensino de Língua Francesa na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Líder do Grupo de pesquisa: Ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras na contemporaneidade (GPELE-DGP/CNPQ)

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Publicado

diciembre 27, 2024

Cómo citar

AMORIM, A.; KASPARY, C. Produção de material didático e o incentivo à autoria docente: uma experiência no ensino de francês através do Idiomas sem Fronteiras na UFBA. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 13, n. 5, p. e3527 , 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14562993. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/3527. Acesso em: 10 ene. 2025.

Sección

n. 5 - 2024 - Dossiê Relações entre Políticas linguísticas, interculturalidade e internacionalização no ensino de línguas : novos desafios na contemporaneidade