O profissional de letras em monografias

Auteurs

  • Clara Regina Rodrigues de SOUZA Universidade Estadual da Paraíba
  • Williany Miranda da SILVA Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
Mots-clés : Formação do professor, Escrita, Monografia

Résumé

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v3i1.237

O trabalho ora apresentado reflete sobre a formação do professor em cursos de Letras. A reflexão é norteada pela questão: Como a formação do professor é abordada em monografias que tratam desta temática? Para a sua realização, a partir de autores como Denzin e Lincoln (2008), adota-se metodologia de cunho descritivo-interpretativista e de abordagem qualitativa na análise de duas monografias, defendidas em 2011 e 2010, produzidas por sujeitos egressos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), do Curso de Licenciatura Plena em Letras, do Centro de Humanidades, da Universidade Federal de Campina Grande, PB. Dentre os pressupostos teóricos utilizados, Matencio (2001; 2002; 2006) subsidia a investigação sobre a formação de professores que tomam a escrita como base de análise. Os resultados obtidos indicam que ambas as monografias analisadas evidenciam a formação do professor em pré-serviço, seja no tocante ao estudo de seminários (em sala de aula), seja no tocante ao estudo e ensino de escrita para alunos na formação inicial. Além disso, indicam que a produção do referido gênero mobiliza a formação do sujeito que o produz, na condição de graduando do curso de Letras.

 

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Publiée

octobre 22, 2023

Comment citer

SOUZA, C. R. R. de .; SILVA, W. M. da . O profissional de letras em monografias. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 3, n. 1, p. 183–198, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1847. Acesso em: 22 juill. 2024.

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