As ficções migrantes de Bruce Chatwin, Bernardo Carvalho, Edmund White e David Leavitt

Auteurs

Mots-clés : Ficção contemporânea, Teoria, Discurso, Hibridismo

Résumé

 

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v1i1.1769

O artigo investiga a produção de quatro escritores contemporâneos, Bernardo Carvalho, Bruce Chatwin, Edmund White e David Leavitt. Abrigamos sua produção nas rubricas de ficções migrantes e ficções de tribo. As ficções migrantes dizem respeito a obras cujos autores se colocam na condição de migrantes, seja pelo autoexílio ou por outras condições que os levam à diáspora. Já o conceito de tribo é apropriado de Dominique Maingueneau (2001) e trata de grupos de escritores reunidos por afinidades temáticas, teóricas e/ou reflexivas. O trabalho tem como objetivo central teorizar a questão das afinidades eletivas que permeiam as obras dos quatro autores escolhidos, com vistas a uma discussão crítica acerca do da reflexão literária e do discurso ficcional em torno do problema do deslocamento, da mobilidade e da clausura, o que requer pensar a importância das fronteiras, sejam elas geográficas ou textuais, como espaços para a criação de textos narrativos híbridos, fruto das tensões provocadas pelos deslocamentos de seus  autores em um mundo cada vez mais globalizado e em movimento.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Paulo Cesar Silva de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Letras (Ciência da Literatura – Poética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e PósDoutor em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense. Professor Adjunto de Teoria Literária da Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Faculdade de Formação de Professores e
membro efetivo da Pós-Graduação em Letras e Linguística da UERJ/FFP (Mestrado em Estudos
Literários). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e Bolsista do Programa de Bolsas Prociência da FAPERJ/UERJ.

Références

AGAMBEN, G. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó, SC: Argos, 2009.

AKHMÁTOVA, A. Antologia poética. Trad. Lauro Machado Coelho. Porto Alegre: L&PM, 2018.

______; TSVÉTAÏEVA, M. E cantou como anta a tempestade. Trad. António Mega Ferreira. Lisboa: Assírio &Alvim, 2007.

AUGÉ, M. Por uma antropologia da mobilidade. Maceió: EDUFAL; UNESP, 2010.

______. Não lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas, SP: Papirus, 1994.

BARTHES, R. Aula. São Paulo: Cultrix, 1987.

BAUMAN, Z. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

BOURDIEU, P. Campo intelectual e projeto criador. In: POUILLON, Jean (Org.). Problemas do estruturalismo. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1968, p. 105-145.

CARVALHO, B. Entrevista. In: PELLANDA, L. H. (Org.). As melhores entrevistas do Rascunho. Porto Alegre: Arquipélago, 2010.

______. O filho da mãe. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

______. O sol se põe em São Paulo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

______. Mongólia. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

______. Nove noites. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

CHATWIN, B. The viceroy of Ouidah. London: Vintage, 1998.

______. Anatomy of restlessness: selected writings 1969-1989. London: Penguin, 1996.

CONRAD, J. Heart of darkness. London: Penguin, 1994.

FLEMING, K. Original youth: the real story of Edmund White’s boyhood. San Francisco, CA: Green Candy Press, 2003.

HASSAN, I. Selves at risk: patterns of quest in contemporary American letters. Madison, Wisconsin: The University of Wisconsin Press, 1990.

HEIDEGGER, M. Estancias. Valencia: Pre-Textos, 2008, p. 14.

HELENA, L. Náufragos da esperança: a literatura na época da incerteza. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2012.

______. Ficções do desassossego: fragmentos da solidão contemporânea. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2010.

LEAVITT, D. The man who knew too much: Alan Turing and the invention of the computer. New York; London: W. W. Norton & Company, 2006.

______. Introduction. In: FLEMING, Keith. Original youth: the real story of Edmund White’s boyhood. San Francisco, CA: Green Candy Press, 2003.

______. Florence, a delicate case. London: Bloomsbury, 2002.

______. Arkansas. London: Abacus, 1997.

LUGAR: Revista da Escola Letra Freudiana. Rio de Janeiro: 7Letras, 2011.

MAINGUENEAU, D. O contexto da obra literária: enunciação, escritor, sociedade. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

NIETZSCHE, F. W. Escritos sobre a história. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2005.

WHITE, E. City boy: my life in New York during the 1960s and 70s. New York; Berlin; London: Bloomsbury, 2010.

______. Hotel de Dream. London: Bloomsbury, 2008.

______. O flâneur: um passeio pelos paradoxos de Paris. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

Publiée

octobre 8, 2023

Comment citer

OLIVEIRA, P. C. S. de . As ficções migrantes de Bruce Chatwin, Bernardo Carvalho, Edmund White e David Leavitt. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 9, n. 4, p. Port. 227–251 / Ing. 219, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1366. Acesso em: 22 nov. 2024.

Rubrique

Artigos de temas livres