As ficções migrantes de Bruce Chatwin, Bernardo Carvalho, Edmund White e David Leavitt

Autores/as

Palabras clave: Ficção contemporânea, Teoria, Discurso, Hibridismo

Resumen

 

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v1i1.1769

O artigo investiga a produção de quatro escritores contemporâneos, Bernardo Carvalho, Bruce Chatwin, Edmund White e David Leavitt. Abrigamos sua produção nas rubricas de ficções migrantes e ficções de tribo. As ficções migrantes dizem respeito a obras cujos autores se colocam na condição de migrantes, seja pelo autoexílio ou por outras condições que os levam à diáspora. Já o conceito de tribo é apropriado de Dominique Maingueneau (2001) e trata de grupos de escritores reunidos por afinidades temáticas, teóricas e/ou reflexivas. O trabalho tem como objetivo central teorizar a questão das afinidades eletivas que permeiam as obras dos quatro autores escolhidos, com vistas a uma discussão crítica acerca do da reflexão literária e do discurso ficcional em torno do problema do deslocamento, da mobilidade e da clausura, o que requer pensar a importância das fronteiras, sejam elas geográficas ou textuais, como espaços para a criação de textos narrativos híbridos, fruto das tensões provocadas pelos deslocamentos de seus  autores em um mundo cada vez mais globalizado e em movimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paulo Cesar Silva de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Letras (Ciência da Literatura – Poética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e PósDoutor em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense. Professor Adjunto de Teoria Literária da Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Faculdade de Formação de Professores e
membro efetivo da Pós-Graduação em Letras e Linguística da UERJ/FFP (Mestrado em Estudos
Literários). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e Bolsista do Programa de Bolsas Prociência da FAPERJ/UERJ.

Citas

AGAMBEN, G. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó, SC: Argos, 2009.

AKHMÁTOVA, A. Antologia poética. Trad. Lauro Machado Coelho. Porto Alegre: L&PM, 2018.

______; TSVÉTAÏEVA, M. E cantou como anta a tempestade. Trad. António Mega Ferreira. Lisboa: Assírio &Alvim, 2007.

AUGÉ, M. Por uma antropologia da mobilidade. Maceió: EDUFAL; UNESP, 2010.

______. Não lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas, SP: Papirus, 1994.

BARTHES, R. Aula. São Paulo: Cultrix, 1987.

BAUMAN, Z. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

BOURDIEU, P. Campo intelectual e projeto criador. In: POUILLON, Jean (Org.). Problemas do estruturalismo. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1968, p. 105-145.

CARVALHO, B. Entrevista. In: PELLANDA, L. H. (Org.). As melhores entrevistas do Rascunho. Porto Alegre: Arquipélago, 2010.

______. O filho da mãe. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

______. O sol se põe em São Paulo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

______. Mongólia. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

______. Nove noites. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

CHATWIN, B. The viceroy of Ouidah. London: Vintage, 1998.

______. Anatomy of restlessness: selected writings 1969-1989. London: Penguin, 1996.

CONRAD, J. Heart of darkness. London: Penguin, 1994.

FLEMING, K. Original youth: the real story of Edmund White’s boyhood. San Francisco, CA: Green Candy Press, 2003.

HASSAN, I. Selves at risk: patterns of quest in contemporary American letters. Madison, Wisconsin: The University of Wisconsin Press, 1990.

HEIDEGGER, M. Estancias. Valencia: Pre-Textos, 2008, p. 14.

HELENA, L. Náufragos da esperança: a literatura na época da incerteza. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2012.

______. Ficções do desassossego: fragmentos da solidão contemporânea. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2010.

LEAVITT, D. The man who knew too much: Alan Turing and the invention of the computer. New York; London: W. W. Norton & Company, 2006.

______. Introduction. In: FLEMING, Keith. Original youth: the real story of Edmund White’s boyhood. San Francisco, CA: Green Candy Press, 2003.

______. Florence, a delicate case. London: Bloomsbury, 2002.

______. Arkansas. London: Abacus, 1997.

LUGAR: Revista da Escola Letra Freudiana. Rio de Janeiro: 7Letras, 2011.

MAINGUENEAU, D. O contexto da obra literária: enunciação, escritor, sociedade. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

NIETZSCHE, F. W. Escritos sobre a história. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2005.

WHITE, E. City boy: my life in New York during the 1960s and 70s. New York; Berlin; London: Bloomsbury, 2010.

______. Hotel de Dream. London: Bloomsbury, 2008.

______. O flâneur: um passeio pelos paradoxos de Paris. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

Publicado

octubre 8, 2023

Cómo citar

OLIVEIRA, P. C. S. de . As ficções migrantes de Bruce Chatwin, Bernardo Carvalho, Edmund White e David Leavitt. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 9, n. 4, p. Port. 227–251 / Ing. 219, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1366. Acesso em: 22 nov. 2024.

Sección

Artigos de temas livres