As ficções migrantes de Bruce Chatwin, Bernardo Carvalho, Edmund White e David Leavitt
Abstract
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v1i1.1769
O artigo investiga a produção de quatro escritores contemporâneos, Bernardo Carvalho, Bruce Chatwin, Edmund White e David Leavitt. Abrigamos sua produção nas rubricas de ficções migrantes e ficções de tribo. As ficções migrantes dizem respeito a obras cujos autores se colocam na condição de migrantes, seja pelo autoexílio ou por outras condições que os levam à diáspora. Já o conceito de tribo é apropriado de Dominique Maingueneau (2001) e trata de grupos de escritores reunidos por afinidades temáticas, teóricas e/ou reflexivas. O trabalho tem como objetivo central teorizar a questão das afinidades eletivas que permeiam as obras dos quatro autores escolhidos, com vistas a uma discussão crítica acerca do da reflexão literária e do discurso ficcional em torno do problema do deslocamento, da mobilidade e da clausura, o que requer pensar a importância das fronteiras, sejam elas geográficas ou textuais, como espaços para a criação de textos narrativos híbridos, fruto das tensões provocadas pelos deslocamentos de seus autores em um mundo cada vez mais globalizado e em movimento.
Downloads
References
AGAMBEN, G. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó, SC: Argos, 2009.
AKHMÁTOVA, A. Antologia poética. Trad. Lauro Machado Coelho. Porto Alegre: L&PM, 2018.
______; TSVÉTAÏEVA, M. E cantou como anta a tempestade. Trad. António Mega Ferreira. Lisboa: Assírio &Alvim, 2007.
AUGÉ, M. Por uma antropologia da mobilidade. Maceió: EDUFAL; UNESP, 2010.
______. Não lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas, SP: Papirus, 1994.
BARTHES, R. Aula. São Paulo: Cultrix, 1987.
BAUMAN, Z. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
BOURDIEU, P. Campo intelectual e projeto criador. In: POUILLON, Jean (Org.). Problemas do estruturalismo. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1968, p. 105-145.
CARVALHO, B. Entrevista. In: PELLANDA, L. H. (Org.). As melhores entrevistas do Rascunho. Porto Alegre: Arquipélago, 2010.
______. O filho da mãe. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
______. O sol se põe em São Paulo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
______. Mongólia. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
______. Nove noites. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
CHATWIN, B. The viceroy of Ouidah. London: Vintage, 1998.
______. Anatomy of restlessness: selected writings 1969-1989. London: Penguin, 1996.
CONRAD, J. Heart of darkness. London: Penguin, 1994.
FLEMING, K. Original youth: the real story of Edmund White’s boyhood. San Francisco, CA: Green Candy Press, 2003.
HASSAN, I. Selves at risk: patterns of quest in contemporary American letters. Madison, Wisconsin: The University of Wisconsin Press, 1990.
HEIDEGGER, M. Estancias. Valencia: Pre-Textos, 2008, p. 14.
HELENA, L. Náufragos da esperança: a literatura na época da incerteza. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2012.
______. Ficções do desassossego: fragmentos da solidão contemporânea. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2010.
LEAVITT, D. The man who knew too much: Alan Turing and the invention of the computer. New York; London: W. W. Norton & Company, 2006.
______. Introduction. In: FLEMING, Keith. Original youth: the real story of Edmund White’s boyhood. San Francisco, CA: Green Candy Press, 2003.
______. Florence, a delicate case. London: Bloomsbury, 2002.
______. Arkansas. London: Abacus, 1997.
LUGAR: Revista da Escola Letra Freudiana. Rio de Janeiro: 7Letras, 2011.
MAINGUENEAU, D. O contexto da obra literária: enunciação, escritor, sociedade. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
NIETZSCHE, F. W. Escritos sobre a história. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2005.
WHITE, E. City boy: my life in New York during the 1960s and 70s. New York; Berlin; London: Bloomsbury, 2010.
______. Hotel de Dream. London: Bloomsbury, 2008.
______. O flâneur: um passeio pelos paradoxos de Paris. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
Published
How to Cite
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Letras Raras
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.