Linguagem, racismo, poder e carnavalização: uma análise dialógica de charges

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8152566
Palavras-chave: Linguagem, Poder, Carnavalização, Racismo, Charges

Resumo

O objetivo deste trabalho é investigar a linguagem numa perspectiva dialógica, como fenômeno ideológico, enquanto produto social e sua relação com quem detém o poder nas instituições sociais, visto que ela é condicionada pelas organizações sociais, que a utilizam para realização dos seus interesses socioideológicos, apresentando uma ordem considerada estável pela sociedade. Buscamos mostrar como alguns desses interesses são questionados e como é proposta uma nova ordem no gênero charge a partir da linguagem carnavalesca, que incita o leitor a refletir sobre sua realidade. Para tanto, selecionamos duas charges que têm em comum denúncias de injustiças sociais e raciais. Como fundamento para a análise, utilizamos noções da teoria dialógica como linguagem, contexto, ideologia, relações dialógicas, enunciado e carnavalização. A análise mostra que o uso da carnavalização deixa evidente o racismo presente na sociedade, as relações de poder e, ao mesmo tempo, as injustiças cometidas por quem detém o poderna sociedade contra as minorias, instigando o leitor a refletir sobre essas questões e a se posicionar frente a elas.

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Biografia do Autor

Niege da Rocha Guedes, Federal University of Agreste Pernambucano

Professora de Língua Portuguesa na Universidade Federal Professor of Portuguese Language at the Federal do Agreste Pernambucano (UFAPE). Mestra em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutoranda em Ciências da Linguagem na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

Manoel Klebson de Andrade Oliveira, Universidade Católica de Pernambuco

Professor no Instituto de Ensino Superior de Olinda (IESO). Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Doutorando em Ciências da Linguagem na Universidade Católica.

Eduardo Barbuio, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professor de Língua Inglesa na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Diana Vasconcelos Lopes, Universidade Federal do Agreste Pernambucano

Professora de Língua Inglesa na Universidade Federal do Agreste Pernambucano (UFAPE). Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

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Publicado em

12 de outubro de 2022

Como Citar

GUEDES, N. da R.; OLIVEIRA, M. K. de A.; BARBUIO, E.; LOPES, D. V. Linguagem, racismo, poder e carnavalização: uma análise dialógica de charges. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 11, n. 3, p. 77–96, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.8152566. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/884. Acesso em: 25 maio. 2024.

Seção

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