A literatura juvenil de autoria feminina e seus reflexos: uma análise da obra A conta-gotas, de Ana Carolina Carvalho

Autores

  • Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
  • Silvana Augusta Barbosa Carrijo Universidade Federal de Goiás – UFG
Palavras-chave: Estética da Recepção e do Efeito, Literatura juvenil de autoria feminina, Leitor implícito, Narrador

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i3.1210

Este texto tem por objetivo problematizar questões concernentes às especificidades do subsistema literário juvenil. Para respaldar essa problematização, almeja-se apresentar uma análise da obra pós-moderna A conta-gotas, de Ana Carolina Carvalho (2015). A escolha desse livro justifica-se, pois considera-se que sua leitura exerce função social, na acepção de Hans Robert Jauss (1994), pois permite ao leitor, muitas vezes habituado a uma produção cultural em massa, ampliar seus horizontes de expectativa. Para a consecução do objetivo, busca-se, a partir do aporte teórico da Estética da Recepção e do Efeito (JAUSS, 1994; ISER, 1996 e 1999), refletir sobre quais elementos presentes na estrutura de apelo da obra de Carvalho (2015) podem torná-la atraente para o leitor em formação. A opção por esse aporte teórico deve-se ao fato de a obra juvenil, em sua estrutura de apelo, procurar claramente interação. Pela análise da obra, pretende-se também refletir sobre a produção de autoria feminina no campo de estudos literários no contexto da pós-modernidade e identificar quais elementos na narrativa de A conta-gotas (2015) determinam o papel do leitor implícito e as disposições do narrador.

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Biografia do Autor

Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP

Doutora em Letras, professora na graduação e pós-graduação da Universidade Estadual Paulista “Júlio
de Mesquita Filho” – UNESP – Câmpus de Assis – SP – Brasil.

Silvana Augusta Barbosa Carrijo, Universidade Federal de Goiás – UFG

Doutora em Letras, professora na graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Goiás – UFG
– Câmpus de Catalão – GO – Brasil.

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Publicado em

13 de outubro de 2023

Como Citar

FERREIRA, E. A. G. R. .; CARRIJO, S. A. B. . A literatura juvenil de autoria feminina e seus reflexos: uma análise da obra A conta-gotas, de Ana Carolina Carvalho. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 7, n. 3, p. 154–176, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1512. Acesso em: 18 maio. 2024.

Seção

Literatura juvenil e jovens leitores

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