O professor de Língua Portuguesa no contexto atual: desafios e avanços
Resumen
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v2i1.130
Este artigo objetiva refletir sobre o ensino de língua portuguesa no contexto atual. Para tanto, exporemos como, ainda, está ligado ao Estruturalismo linguístico, embora já exista uma parcela de professores que tem no Funcionalismo Linguístico e nas teorias de enunciação/interação, a corrente linguística adotada cotidianamente nas salas de aula. Dessa forma, o ensino de LP convive com essa mistura e/ou fusão de concepções de ensino, prejudicando assim, o seu avanço, tendo em vista que não deveria mais concebê-lo enquanto cópia, mecanização, exposição oral, fora de um contexto real de uso, senão também distante dos falantes reais da língua. Para tanto, o professor neste contexto deve buscar as transformações necessárias à formação de um leitor critico, partindo do uso de gêneros textuais diversos, não de maneira estática, mas como textos significativos, onde a sala de aula possa ser um habitat de troca, de interação entre os alunos-sujeitos, jamais como pretexto para exploração de uma gramática ideal, que não satisfaz à realidade dos alunos. Portanto, num contexto plural, é preciso levar em consideração que a língua não é homogênea e deve estar à disposição dos falantes nativos para defender pontos de vista, criticar, opinar, expressar coerentemente dentro do contexto de uso.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Letras Raras
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.