O professor de Língua Portuguesa no contexto atual: desafios e avanços
Abstract
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v2i1.130
Este artigo objetiva refletir sobre o ensino de língua portuguesa no contexto atual. Para tanto, exporemos como, ainda, está ligado ao Estruturalismo linguístico, embora já exista uma parcela de professores que tem no Funcionalismo Linguístico e nas teorias de enunciação/interação, a corrente linguística adotada cotidianamente nas salas de aula. Dessa forma, o ensino de LP convive com essa mistura e/ou fusão de concepções de ensino, prejudicando assim, o seu avanço, tendo em vista que não deveria mais concebê-lo enquanto cópia, mecanização, exposição oral, fora de um contexto real de uso, senão também distante dos falantes reais da língua. Para tanto, o professor neste contexto deve buscar as transformações necessárias à formação de um leitor critico, partindo do uso de gêneros textuais diversos, não de maneira estática, mas como textos significativos, onde a sala de aula possa ser um habitat de troca, de interação entre os alunos-sujeitos, jamais como pretexto para exploração de uma gramática ideal, que não satisfaz à realidade dos alunos. Portanto, num contexto plural, é preciso levar em consideração que a língua não é homogênea e deve estar à disposição dos falantes nativos para defender pontos de vista, criticar, opinar, expressar coerentemente dentro do contexto de uso.
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