A análise de necessidades perante o caráter hercúleo de uma tarefa premente: tornar o ensino de Inglês como Língua Estrangeira na educação superior uma prática centrada no aluno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8415359
Palavras-chave: Análise de Necessidades, Inglês como Língua Estrangeira, Universidade pública federal, Inglês Geral para Fins Específicos

Resumo

Este ensaio acadêmico tem um triplo objetivo: Rever a bibliografia mais relevante desde os clássicos até os dias atuais sobre o instrumento metodológico ‘análise de necessidades’. Apresentar, respaldado por essa literatura pertinente revisitada, a face de Jano da minha prática docente concernente ao tema em tela: por um lado, a obrigação de formatar cada curso de Inglês Língua Estrangeira (ILE) que for ministrar para as especificidades desse ou daquele alunado, a partir da sondagem de uma análise de necessidades; e por outro, a factibilidade dessa demanda avassaladora, que inviabiliza, por enquanto, tal customização pormenorizada. Corolário, apresentar uma 3ª via para o dilema, pressionado que sou a optar por um Inglês Geral para Fins Específicos, devido tanto à complexidade do planejamento curricular em si, quanto à ubiquidade do papel do inglês no modelo institucional que a universidade em que ora atuo adota, e seu plantel hoje na área, ainda deveras escasso.

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Biografia do Autor

José Vicente Santos Mendes, Universidade Federal do Sul da Bahia

Mestre em ciências linguística teórica pela Sophia University, Tokyo, Japan. PhD em linguística cognitiva pela Hamburg Universität, Alemanha. Decano de Inglês Língua Estrangeira da Universidade Federal do Sul da Bahia.

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Publicado em

29 de dezembro de 2021

Como Citar

MENDES, J. V. S. A análise de necessidades perante o caráter hercúleo de uma tarefa premente: tornar o ensino de Inglês como Língua Estrangeira na educação superior uma prática centrada no aluno. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 10, n. 4, p. 217–236, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.8415359. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1245. Acesso em: 24 dez. 2024.

Seção

Ensaios