“Como se forma um professor de língua inglesa?”: reflexões a partir da reforma curricular de um curso de Letras
Resumo
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i3.1442
Este artigo visa refletir sobre a formação do professor de língua inglesa, a partir da análise da mudança curricular de um Curso de Licenciatura em Letras-Inglês, em uma universidade pública mineira. Fundamentamo-nos nos estudos em Linguística Aplicada e no pressuposto bakhtiniano de que a linguagem é dialógica e buscamos, com base em uma metodologia qualitativa de pesquisa, identificar alguns enunciados, no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) em questão, que apontassem para concepções do que seja formar um professor de língua inglesa. Constituído na dialogia de dizeres, identificamos no PPC vozes institucionais, educacionais e pedagógicas que ressignificam diferentes perspectivas de língua(gem) e de ensino-aprendizagem. Em nossas análises elencamos
enunciados que refutam visões tecnicistas e ressaltam o caráter político, social, científico, responsivo, crítico e contínuo da formação, os quais parecem ter como eixo organizador de suas diferentes vozes a necessidade de interpelar o licenciando a tomar um posicionamento diante das diversas concepções de língua(gem) que constituem sua profissão.
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2023 Revista Letras Raras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.