Estratégias metapragmáticas na didatização do conteúdo de variação linguística em videoaula
DOI :
https://doi.org/10.5281/zenodo.8223045Résumé
No ensino de Língua Portuguesa, priorizam-se os enunciados metacomunicativos e metalinguísticos voltados a descrever e avaliar a língua em uso. Desse modo, este artigo tem por objetivo analisar, a partir das estratégias metapragmáticas envolvidas nos processos de didatização, a construção do discurso de videoaula sobre variação linguística compartilhada em canal da rede social YouTube, aberto ao público em geral. Nesta pesquisa, consideramos dois eixos de fundamentação teórica, o primeiro voltado às estratégias metapragmáticas em enunciados (SIGNORINI, 2008; POVINELLI, 2016) e o segundo à diversidade e ideologia linguística no ensino de Língua Portuguesa (KROSKRITY, 2004; MOITA LOPES, 2013b; BLOMMAERT, 2014). Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa híbrida, porque utilizamo-nos da netnografia e de análise documental, uma vez que os registros audiovisuais da videoaula são documentos e estão inseridos na virtualidade. A videoaula analisada foi divulgada no canal Português com Letícia, possuindo um número amplo de visualizações nesse espaço on-line. Os dados foram separados em duas categorias de análise, a Exposição de objetivo e a Exposição de conteúdo, a partir delas percebemos que as estratégias metapragmáticas passam despercebidas pelos produtores de videoaula, constatando-se o desenvolvimento de abordagens desatentas às ideologias linguísticas que orientam os critérios de adequação dos usos da língua, corroborando com a ideia de desinteresse ou desconhecimento em relação ao planejamento intencional, que um material didático tem o dever de oferecer.
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