A colonialidade no ensino de inglês: desafios e perspectivas para uma abordagem decolonial na inserção da tecnologia digital na Educação Básica.

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5281/zenodo.17215087

Mots-clés :

Ensino de inglês, Tecnologias digitais, Diversidade cultural

Résumé

O presente artigo aborda os desafios e as perspectivas para a implementação de uma abordagem decolonial no ensino de inglês na educação básica, destacando o papel transformador das tecnologias digitais nesse processo. Por meio de uma revisão teórica fundamentada em autores como Mignolo, Walsh e Lévy, discute-se como práticas pedagógicas decoloniais podem questionar estruturas eurocêntricas e promover a valorização da diversidade cultural e linguística. O estudo explora como ferramentas digitais, como plataformas interativas e redes sociais, podem facilitar o acesso a conteúdos de diferentes culturas anglófonas, criando ambientes de aprendizado mais inclusivos e significativos. Conclui-se que o ensino de inglês pode ser transformado em uma prática pedagógica crítica e adaptável, contribuindo para uma educação mais equitativa e plural. 

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Bibliographies de l'auteur

Tayse Orige, Unisul - Universidade do Sul de Santa Catarina

Professora de Língua Inglesa pela Prefeitura Municipal de Pescaria Brava e pela Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina. Formada em Letras Inglês pela UNIASSELVI (2020), com pós-graduação em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa (2020). Mestranda em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2024), na linha de pesquisa Relações Culturais e Históricas na Educação. Formada em Letras Português e Espanhol pelo Centro Universitário FAVENI (2024). Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2008) e em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019). Especialista em Docência para a Educação Profissional pelo Instituto Federal de Santa Catarina (2019).

Vera Rejane Niedersberg Schuhmacher, Universidade do Sul de Santa Catarina

Educadora da Universidade do Sul de Santa Catarina onde atua como docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Possui pós doutorado em Tecnologia da Educação - Universidade do Minho, Campus de Gualtar. Doutorado em Educação Científica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado em Engenharia de Produção - Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como pesquisadora em temas como tecnologias digitais da informação e comunicação na Educação em Ciências, obstáculos epistemológicos e didáticos do uso das TDIC na Educação, pensamento computacional, ambientes de ensino/aprendizagem digitais no processo educativo e robótica na Educação. 

Luciano Daudt da Rocha, Universidade do Sul de Santa Catarina

Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina (PPGE/UNISUL), na linha de pesquisa "Relações Culturais e Históricas na Educação". Doutor em História Global (2021) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Educação (2006) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Licenciado em História (2001) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professor dos cursos de Graduação em História e Relações Internacionais da UNISUL. Pesquisa e orienta pesquisas sobre História Global e Educação para a Democracia a partir de perspectivas interseccionais e decoloniais. Membro do Comitê de Ética em pesquisa da Universidade do Sul de Santa Catarina (CEP/UNISUL).

Références

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Publiée

2025-09-27

Comment citer

ORIGE, Tayse; SCHUHMACHER, Vera Rejane Niedersberg; ROCHA, Luciano Daudt da. A colonialidade no ensino de inglês: desafios e perspectivas para uma abordagem decolonial na inserção da tecnologia digital na Educação Básica. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 14, n. 1, p. e6260, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.17215087. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/6260. Acesso em: 5 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

n. 1 - 2025 - Dossiê: Línguas, literaturas e contemporaneidade

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