A colonialidade no ensino de inglês: desafios e perspectivas para uma abordagem decolonial na inserção da tecnologia digital na Educação Básica.

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.17215087

Keywords:

Ensino de inglês, Tecnologias digitais, Diversidade cultural

Abstract

O presente artigo aborda os desafios e as perspectivas para a implementação de uma abordagem decolonial no ensino de inglês na educação básica, destacando o papel transformador das tecnologias digitais nesse processo. Por meio de uma revisão teórica fundamentada em autores como Mignolo, Walsh e Lévy, discute-se como práticas pedagógicas decoloniais podem questionar estruturas eurocêntricas e promover a valorização da diversidade cultural e linguística. O estudo explora como ferramentas digitais, como plataformas interativas e redes sociais, podem facilitar o acesso a conteúdos de diferentes culturas anglófonas, criando ambientes de aprendizado mais inclusivos e significativos. Conclui-se que o ensino de inglês pode ser transformado em uma prática pedagógica crítica e adaptável, contribuindo para uma educação mais equitativa e plural. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Tayse Orige, Unisul - Universidade do Sul de Santa Catarina

Professora de Língua Inglesa pela Prefeitura Municipal de Pescaria Brava e pela Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina. Formada em Letras Inglês pela UNIASSELVI (2020), com pós-graduação em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa (2020). Mestranda em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2024), na linha de pesquisa Relações Culturais e Históricas na Educação. Formada em Letras Português e Espanhol pelo Centro Universitário FAVENI (2024). Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2008) e em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019). Especialista em Docência para a Educação Profissional pelo Instituto Federal de Santa Catarina (2019).

Vera Rejane Niedersberg Schuhmacher, Universidade do Sul de Santa Catarina

Educadora da Universidade do Sul de Santa Catarina onde atua como docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Possui pós doutorado em Tecnologia da Educação - Universidade do Minho, Campus de Gualtar. Doutorado em Educação Científica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado em Engenharia de Produção - Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como pesquisadora em temas como tecnologias digitais da informação e comunicação na Educação em Ciências, obstáculos epistemológicos e didáticos do uso das TDIC na Educação, pensamento computacional, ambientes de ensino/aprendizagem digitais no processo educativo e robótica na Educação. 

Luciano Daudt da Rocha, Universidade do Sul de Santa Catarina

Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina (PPGE/UNISUL), na linha de pesquisa "Relações Culturais e Históricas na Educação". Doutor em História Global (2021) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Educação (2006) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Licenciado em História (2001) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professor dos cursos de Graduação em História e Relações Internacionais da UNISUL. Pesquisa e orienta pesquisas sobre História Global e Educação para a Democracia a partir de perspectivas interseccionais e decoloniais. Membro do Comitê de Ética em pesquisa da Universidade do Sul de Santa Catarina (CEP/UNISUL).

References

BRAVO, Álvaro S. A Nova Sociedade Tecnológica: da inclusão ao controle social. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2010.

CONTE, Elaine; HABOWSKI, Adilson Cristiano; RIOS, Míriam Benites. Ressonâncias das tecnologias digitais na educação. Revista Ibero-Amterica de estudos da Educação, (2019) v. 14, n. 1, jan./mar. Disponível em: [https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11110]. Acesso em: 02 nov. 2024.

GROSFOGUEL, Ramón. Racismo/sexismo epistémico, universidades occidentalizadas y los cuatro genocídios/epistemicidios del largo siglo XVI. Tabula Rasa, Bogotá. n 19, p. 31-58, jul-dez, 2013. [https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/103202/58468]. Acesso em: 02 nov. 2024.

MIGNOLO, Walter. Desafios decoloniais hoje. Epistemologias do Sul, Foz do Iguaçu, Pr, p. 12-32, 2017.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência - O Futuro do Pensamento na Era da Informática. 1993

MALDONADO-TORRES, Nelson. Sobre la colonialidad del sur: contribuiciones al desarollo de un concepto. In CASTRO - GOMÉZ, Santiago, GROSFOGUEL, Ramón. El giro decolonial: reflexiones para una diverdidad epistémica más alla del capitalismo global (compiladores). Bogotá: siglo del Hombre Editores, Universidad Central, Instituto de Ciencias Sociales Comtemporaneos y Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, p. 127-168, 2007.

[https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/103202/58468]. Acesso em: 02 nov. 2024.

ORTIZ, Renato. 2006. Mundialização: saberes e crenças. São Paulo, Brasiliense, p. 214.

PENNYCOOK, Alastair. 1994. The cultural politics of English as an international language. London, Longman, 365 p.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 78, p. 3-46, out. 2007. Disponível em: [https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4675957/mod_resource/content/1/147_Para%20alem%20do%20pensamento%20abissal_RCCS78.pdf]. Acesso em: 31 out. 2024.

WALSH, Catherine. Pedagogías Decoloniales. In: ALARCÓN, Tatiana Gutiérrez (y otros 6). Convergencias y Divergencias: hacia educaciones y desarrollos “otros”. Bogotá: Corporación Universitaria Minuto de Dios-UNIMINUTO. Centro de Educación para el Desarrollo (CED), 2017. p. 55 - 77. ARTIGO - [https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3693/2589]. Acesso em: 02 nov. 2024.

WALSH, Catherine. INTERCULTURALIDADE E DECOLONIALIDADE DO PODER UM PENSAMENTO E POSICIONAMENTO "OUTRO" A PARTIR DA DIFERENÇA COLONIAL. Revista Eletrônica da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, v. 5, n. 1, p. 1-34, Jan 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/revistadireito/article/view/15002. Acesso em: 17 nov. 2024.

Published

2025-09-27

How to Cite

ORIGE, Tayse; SCHUHMACHER, Vera Rejane Niedersberg; ROCHA, Luciano Daudt da. A colonialidade no ensino de inglês: desafios e perspectivas para uma abordagem decolonial na inserção da tecnologia digital na Educação Básica. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 14, n. 1, p. e6260, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.17215087. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/6260. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

n. 1 - 2025 - Dossiê: Línguas, literaturas e contemporaneidade

Similar Articles

1 2 3 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.