O Uso do rap no combate ao racismo
Uma sequência didática para o ensino de Língua Portuguesa
DOI :
https://doi.org/10.5281/zenodo.11360797Résumé
Neste trabalho, a partir da discussão sobre como intervir no impacto do racismo linguístico através do ensino da Língua Portuguesa, pretende-se propor uma Sequência Didática, utilizando o gênero Rap, cujos Módulos incentivarão uma prática pedagógica antirracista. Especificamente, objetiva-se contextualizar compreender o racismo linguístico e analisar o seu modus operandi no Brasil; analisar o reconhecimento do vernáculo afro-brasileiro, também conhecido como pretuguês, e sua ausência flagrante nas práticas educacionais e, por fim, propor uma sugestão metodológica interventiva no combate ao racismo linguístico. Metodologicamente, será desenvolvida uma pesquisa de cunho qualitativo. Em um primeiro momento, recorreu-se a uma revisão bibliográfica com aporte teórico de Silva (2004) sobre a história da Língua Portuguesa; Nascimento (2019), Gonzalez (1983) (1988), que abordam a relação entre raça e linguagem; Souza (2011) em análise das contribuições didáticas para o trabalho com gênero escolhido para esta proposição, o rap; com vistas à elaboração da sequência didática, pautou-se nos autores Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Em uma segunda etapa, apresenta-se uma sugestão metodológica de Sequência Didática com o gênero rap focalizando a discussão no racismo linguístico. Como resultados, pode-se evidenciar a existência do Racismo Linguístico, na medida em que destacou como determinadas variantes linguísticas de origem não-branca são estigmatizadas e desvalorizadas. O estudo também reconheceu o potencial transformador do Rap como ferramenta de descolonização para superar o ensino da Língua Portuguesa baseado no modelo eurocêntrico
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