O ensino na era do COVID-19: desafios, promessas e progressos
Résumé
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v9i4.1938
A pandemia do Coronavírus que se instalou entre nós tem gerado inigualáveis consequências para todos os setores da sociedade. Dos serviços para sanear a desigualdade de oportunidades entre os estudantes, performance de aulas on-line, workshops profissionais para instrutores, incluindo as necessidades básicas e serviços psicológicos, o meio acadêmico tem enfrentado vários desafios que irão afetar permanentemente sua estrutura e formas de abordagem educacional. O presente estudo delineia os primeiros resultados de um projeto em curso que visa oferecer opções para a diminuição das oportunidades de prática de linguagem oral causada pela mudança repentina do cenário de ensino presencial para o online. Tal projeto, The Partner Language Exchange Project, foi posto em prática através da colaboração entre duas universidades dos Estados Unidos. A partir do alinhamento dos Resultados de Aprendizagem (RA) com as ferramentas de ensino, as estratégias de prática educacional e a avaliação busca-se fornecer qualidade na experiência de ensino e aprendizagem. Para tal, o projeto aplica a Taxonomia de Bloom para preparar os RA e a Qualidade de Ensino e Aprendizagem (QEA) para traçar um Mapa do Curso usando o backward design como diretriz. O Partner Language Exchange Project (PLEP) consiste em uma série de interações entre estudantes para entrevistar uns aos outros com base em temas predefinidos e para relacioná-los com o impacto da COVID-19 em suas rotinas diárias. Os alunos ficaram encarregados de preparar e responder as perguntas das entrevistas, compor parágrafos a partir delas e criar as próprias reuniões através da aplicação Zoom®.
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