Ensino de Redação: o que dizem as evidências
what does the evidence say
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15612022Palabras clave:
Ensino de Redação, Meta análise, Manuais de Redação, Evidências CientíficasResumen
O ensino de Língua é a base da educação no mundo. Apesar das tentativas brasileiras de melhoria educacional, os resultados revelam falta de avanço nos anos finais, principalmente no que concerne o ensino de redação. Por isso, é preciso reunir evidências científicas sobre o ensino eficaz de redação. Este artigo objetiva reunir essas informações. Para isso, foram realizados três levantamentos: revisão bibliográfica de artigos científicos, títulos de manuais de redação das mais renomadas editoras, meta análises rigorosas que investigaram estratégias mais eficazes de ensino de leitura. Constatou-se que os estudos científicos brasileiros focalizam em teorizações e aplicações práticas delas. Os manuais continham ora a gramática normativa, ora as experiências de ensino de seus autores. As meta-análises mostraram um conjunto de estratégias de ensino de redação baseadas em 5 pilares: os fundamentos da escrita, o conhecimento gramatical, os instrumentos para coerência, o domínio de vocabulário e as fases do processo de escrita.
Descargas
Citas
AOKI, R. L. Aprendizagem baseada em jogos digitais para o ensino de redação jornalística: um estudo de caso da narrativa digital aplicada no newsgame. Aprendendo Jornalismo. 2018.
ARAÚJO, A. D. Análise de gênero: uma abordagem alternativa para o ensino da redação acadêmica. Aspectos da linguística aplicada: Estudos em homenagem ao professor Hilário Inácio Bohn, 185. 2021.
BAZERMAN, Charles et al. Intellectual orientations of writing studies in higher education in Latin America. Recherches en écriture: multiplier greetings. Nancy: Université de Lorraine, 2017.
BEARD, R. et al. The SAGE Handbook of Writing Development. London: SAGE ISBN 978-1-4129-4846-3.
BERNINGER, Virgínia et al. Assessment of planning, translation and revision in elementary school writers. School Psychology Magazine, v. 34, no. 1, pg. 23-52, 1996.
BONINI, Adair. Metodologias do ensino de produção textual: a perspectiva da enunciação e o papel da Psicolinguística. PERSPECTIVA, Florianópolis, v.20, n.01, p.23-47, jan./jun. 2002.
CÂMARA, J. Mattoso. (1977) Manual de expressão oral e escrita. 29. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
CAMPS, Anna. & Colaboradores. Propostas didáticas para aprender a escrever. 1ª ed. São Paulo: Artmed, 2006.
CHEUNG, Y. L. Teaching how to write. Teaching English Today: Connecting Theory and Practice, 179-194. 2016.
CORRÊA, M. L. G. Da leitura à produção do texto: uma modalidade de ensino de redação. Alfa: Revista de Linguística. 1992.
COSTA, T. O. R. D. Estudo sobre a contribuição dos aplicativos de celular na produção textual escolar de alunos do ensino médio. 2019.
FITZGERALD, Jill; SHANAHAN, Timothy. Reading and writing relationships and their development. Educational Psychologist, v. 35, no. 1, pg. 39-50, 2000.
FOGEL, Howard; EHRI, Linnea C. Teaching elementary school students who speak Black English vernacular to write in Standard English: Effects of dialect transformation practice. Contemporary Educational Psychology, v. 25, no. 2, p. 212-235, 2000.
FOLHA DE SÃO PAULO. Manual Escolar de Redação. 22ª ed. São Paulo: Publifolha. 2021.
FRANCHI, Egle. A redação na escola. 7ª ed. Rio de Janeiro: WMF Martins Fontes, 2002.
GARCEZ, Lucília. A escrita e o outro. 1ª ed. Brasília: – EDU UnB, 2010.
GRAHAM, S. (2000). Should the natural learning approach replace traditional spelling instruction. Journal of Educational Psychology, v. 92, p. 235–247.
________, S., & Perin, D. (2007). Writing next: Effective strategies to improve writing of adolescent middle and high school. New York: Carnegie Corporation of New York.
________, S., & Hebert, M. (2011). Writing-to-read: A meta-analysis of the impact of writing and writing instruction on reading. Harvard Educational Review, 81, 710– 744.
________, S., & SANDMEL, K. The process writing approach: A meta-analysis. The Journal of Educational Research, v. 104, n. 6, p. 396-407. 2011.
________, S., Kiuhara, S., McKeown, D., & Harris, K. R. (2012). A meta-analysis of writing instruction for students in the elementary grades. Journal of Educational Psychology, 104, 879–896.
________, S., & Santangelo, T. (2014). Does spelling instruction make students better spellers, readers, and writers? A meta-analytic review. Reading and Writing, 27, 1703–1743.
________, S., HEBERT, M., & HARRIS, K. R. Formative assessment and writing: A meta-analysis. Primary School Journal, 115(4), 523-547. 2015.
________, S., Harris, K. R., & Chambers, A. (2016). Evidence-based practice and writing instruction. In C. MacArthur, S. Graham, & J. Fitzgerald (Eds.), Handbook of writing research (Vol. 2, pp. 211–226). New York, NY: Guilford.
________, S., Liu, X., BARTLETT, B., Ng, C., HARRIS, K. R., AITKEN, A., ... & TALUKDAR, J. Reading for Writing: A Meta-Analysis of the Impact of Reading Interventions on Writing. In Review of Educational Research, v. 88, n. 2, p.243-284. 2018.
________, S. Changng how Writing is Taught. In Review of Research in Education. March, v. 43, p. 277-3-3. 2019
________, S., & ALVES, RA Pesquisa e ensino da escrita. Leitura e Escrita, v. 34, p. 1613-1621. 2021.
GUEDES, Paulo Coimbra. Da Redação Escolar ao Texto: Um Manual de Redação. 2ª ed. Rio Grande do Sul: UFRGS, 2003.
HUMPHREY, Sally; MACNAUHT, Lucy. Functional language teaching and the writing growth of English language learners in middle age. Tesol Quarterly, v. 4, p. 792-816, 2016.
KATO, Mary A. No mundo da escrita. 7ª ed. São Paulo: Ática, 2010.
KNUDSON, Ruth E. Experiências de escrita, atitudes e realizações de alunos da primeira à sexta série. The Journal of Educational Research , v. 2, pág. 90-97, 1995.
LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. 1ª ed. Porto Alegre: Penso, 2002.
LIMPO, Teresa; ALVES, Rui A. Estratégias de planeamento de ensino ou combinação de frases: Intervenções SRSD eficazes em diferentes níveis de composição escrita. Psicologia Educacional Contemporânea , v. 38, n. 4, pág. 328-341, 2013.
LOCKE, T. Grammar and Writing. The international debate. In: The Sage Handbook of Writing Development. Ed. Por Roger Beard, Debra Myhill, Jeni Riley e Marin Nystrand. London: Sage Publications Ld, London, p.182-193. (2009)
MARCONDES, R. M. S. T., & FERRETE, A. A. S. S. Tecnologia digital de informação e comunicação e metodologias ativas na personalização do ensino de redação. Humanidades & Inovação, v.7, n.6, p. 207-220. 2020.
McCutchen, D. (1995). Cognitive processes in children’s writing: Developmental and individual differences. Issues in Education, 1, 123–160.
McKeown, D., FitzPatrick, E., Brown, M., Brindle, M., Owens, J., & Hendrick, R. (2019). Urban teachers’ SRSD implementation following PBPD: Positive effects mediated by compromised fidelity.Reading and Writing, v. 32, p. 1483–1506.
MCLEAN, Emina. Writing and writing instruction: An overview of the literature. 2022.
MYHILL, Debra; WATSON, Annabel. The role of grammar in the writing curriculum: a literature review. Child Language Teaching and Therapy, v. 1, p. 41-62, 2014.
MYHILL, Debra; WATSON, Annabel; NEWMAN, Ruth. Think differently about grammar and metalinguistic understanding in writing. Bellaterra Magazine for Teaching and Learning Language and Literature, v. 2, p. e870-e870, 2020.
MYHILL, Debra; JONES, Susan; LINHAS, Helena. Apoiar escritores menos proficientes através de um ensino com consciência linguística. Língua e Educação , v. 32, n. 4, pág. 333-349, 2018.
Nelson, N., & Calfee, R. (1998). The reading-writing connection. In N. Nelson & R. Calfee (Eds.), Ninety-seventh yearbook of the National Society for the Study of Education (Part II, pp. 1–52). Chicago, IL: National Society for the Study of Education.
NEMIROVSKY, Myriam. O ensino da Linguagem Escrita. 1ª ed. Porto Alegre: Penso, 2004.
NEWELL, G. E., BEACH, R., Smith, J., & VANDERHEIDE, J. Teaching and learning reading and argumentative writing: a review of research. Research Reading Quarterly, v. 46, n. 3, p. 273-304. 2011.
OLINGHOUSE, Natalie G.; GRAHAM, Steve; GILLESPIE, Amy. The relationship of discourse and topic knowledge to the writing performance of fifth-grade students. Journal of Educational Psychology, v. 107, n. 2, p. 391, 2015.
PACÍFICO, Ana Mariana Silva. Manual Compacto de Redação e Interpretação de Texto. 1ª ed. São Paulo: Bicho Esperto. 2012.
PINCAS, Anitta. Teching writting in english. (Sem título) , 1982.
ROCHA, Gladys. & VAL, Maria da Graça Costa. (Org.) Reflexões sobre práticas escolares de produção de Texto. 1ª ed. São Paulo: Ceale/Autêntica, 2007.
RODRIGUES, M. S., de VASCONCELOS BELARMINO, A. P., & KARLO-GOMES, G. Aplicativos de orientação para a produção textual: avaliando recursos digitais no contexto do ensino tecnológico. Educitec-Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico. 2023.
ROGERS, L. A., & GRAHAM, S. A meta-analysis of written intervention research in single-subject design. Journal of Educational Psychology, v. 4, n. 100. 2008.
RÜCKER, Joseane. Minhas Lições de Redação. 1ª ed. Porto Alegre: Arquipélago Editorial, 2020.
SHANAHAN, Timothy. Relationships between the development of reading and writing. Writing research manual, v. 2, p. 194-207, 2016.
SILVA, Maria Alice Setubal Souza. Conquistando O Mundo Da Escrita. 1ª ed. São Paulo: Ática,1994.
Slavin et al. (2019),
SLAVIN, R.; LAKE, C.; INNS.; BAYE, A.; DACHET, D.; HASLAM. J. A Quantitative Synthesis of Research on Writing Arpproaches in Grades 2 to 12. In: Best Evidence Encyclopedia (BEE). Johns Hopkins University School of Education’s Center for Research and Reform in Education (CRRE), 31 páginas. 2019.
SOUSA, Cintia Aparecida de. & MARQUÊS, Jéssica Alessandra de Jesus. Mini manual de Gramática Língua Portuguesa. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Vale das Letras Editora. 2017.
SOUZA, P. H. D. S., & LAURINDO, A. K. S. Aplicativos educacionais: um estudo de caso no desenvolvimento de um aplicativo na plataforma App Inventor2 para auxílio no ensino de produção textual nas aulas de português. 2017.
SQUARISI, Dad. Manual de redação e estilo para mídias convergentes. 2ª ed. São Paulo: Geração Editorial, 2011.
ZIRALDO, (2008). “Ler é mais importante do que estudar”. In: DALE, Joana. Ziraldo faz palestra sobre a importância da leitura para crianças. O Globo. 12/03/2008 - 00:00 / Atualizado em 10/01/2012 - 08:32. Visualizado em 26/01/2024. URL: < https://oglobo.globo.com/cultura/ziraldo-faz-palestra-sobre-importancia-da-leitura-para-criancas-3623111>
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Letras Raras

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.






