O vlog como gênero textual aplicado a questões de ensino de Literatura

Autores/as

  • Rossana Paulino de LUNA UFCG
  • Sinara de Oliveira BRANCO Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Palabras clave:

Língua, Literatura, Vlog, Releituras

Resumen

DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rlr.v2i1.142

O declínio do tradicionalismo no ensino exige do professor novas posturas perante velhos conteúdos. Este artigo discorre sobre uma nova tendência entre desenvolvedores de vlogs, envolvendo a releitura de determinadas obras literárias, além de apresentar uma proposta de aplicação de tais ideias em aulas de literatura. Levando este fato em consideração, o presente trabalho faz uma breve apresentação do gênero vlog e suas principais características enquanto gênero textual aplicado ao ensino (LIMA; LUNA, 2012). Depois da apresentação teórica, será realizada uma análise contrastiva entre a obra "Orgulho e Preconceito", de Jane Austen, e a sua adaptação para o vlog "The Lizzie Bennet Diaries". Com isso, espera-se desenvolver um estudo que descreva como os vlogs podem auxiliar professores de língua e literatura a visualizar a possibilidade da utilização do gênero vlog em suas aulas, não apenas para ir além do tradicionalismo vigente nestas aulas, mas também para promover o desenvolvimento de competências interculturais e uma interação efetiva do educando com as obras trabalhadas em sala de aula, proporcionando a sensibilização literária dos alunos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-10-22

Cómo citar

LUNA, Rossana Paulino de; BRANCO, Sinara de Oliveira. O vlog como gênero textual aplicado a questões de ensino de Literatura. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 2, n. 1, p. 42–56, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1877. Acesso em: 14 dic. 2025.

Número

Sección

Artigos de temas livres

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

1 2 3 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.