O rádio como ferramenta de preservação da língua de imigração alemã, em novo machado – RS
Resumen
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i2.771
O presente estudo consiste em uma reflexão acerca do rádio como instrumento de preservação da língua de imigração alemã, no município de Novo Machado – RS, denominada de Sprachmischung. Uma vez que há a ausência de políticas públicas locais que visam a valorização da língua imigrante que ainda se mantém viva na comunidade, a rádio comunitária desempenha esse papel, por meio do programa em língua alemã, Die Deutsche Stunde. O arcabouço teórico-metodológico se dá a partir dos princípios do campo da enunciação, na perspectiva de Guimarães (2005) que apresenta contribuições teóricas e analíticas pertinentes para a pesquisa, e também na conceituação de identidade alemã e língua local, na perspectiva de Gaelzer (2014). O corpus é constituído a partir de uma entrevista realizada com o responsável da rádio, também residente no município e conhecedor da cultura local, e da análise de trechos do programa. Percebemos que a rádio possui um olhar atento sobre a cultura da população local, e que busca, dentro das suas limitações, contribuir na preservação das tradições que permanecem, principalmente no que diz respeito à língua.
Descargas
Citas
BARBOSA FILHO, A. Gêneros Radiofônicos. São Paulo: Paulinas, 2003.
DUARTE, J. Entrevista em profundidade. Estudo de Caso. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antônio (orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em Comunicação. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2002, p. 62-83.
GAELZER, V. Construções imaginárias e memória discursiva de imigrantes Alemães no Rio Grande do Sul. Jundiaí, Paco Editorial: 2014.
GUIMARÃES, E. Semântica do Acontecimento. Campinas: Pontes, 2005.
- Enunciação e política de línguas no Brasil. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras. N.27, p.47-53. 2003. Santa Maria, RS.
PERUZZO, C.M.K. Comunicação nos movimentos populares: a participação na construção da cidadania. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
PRIEBE, G; SCHROEDER, N. Novo Machado conta a sua História. 2 ed. Novo Machado: 2005.
STEFANSKI, Leandro. Entrevista concedida à autora. 05 de mar. 2016.
TATSCH, L. Estudo enunciativo da designação da expressão Línguajar gaúcho na obra de Dante de Laytano: Reflexão sobre a noção de acontecimento. Web Revista Sociodialeto. Disponível em: http://sociodialeto.com.br/edicoes/16/10012014013808.pdf . Acesso em: 20/03/2017.
WEBER, A. Política de línguas e mídia no mercosul: um estudo enunciativo de jornais de fronteira. Tese de Doutorado. Santa Maria, RS, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Letras Raras
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.