Entre o real e o ideal: a literatura infantil na educação infantil
Resumen
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v9i4.1809 O estudo sobre a infância, leitura e literatura recebe um significativo incentivo a partir da publicação da coleção "Literatura e Educação Infantil", que é distríbuido em dois volumes, "Livros, imagens e práticas de leitura" e "Para ler, contar e encantar". As organizadoras, Cynthia Girotto e Renata Junqueira, possibilitam um espaço de formação ao professor da Educação Infantil, relacionando teoria à prática, com base em variadas pesquisas, feitas por professores, educadores e variados profissionais da área. Um manual de experiências, que encaminha o educador a uma percepção singular em torno da literatura infantil e da relação que se almeja entre a mesma e a criança na primeira infância. A resenha disposta apresenta os principais elementos norteadores da coleção, dispondo o diálogo entre os dois volumes e a relevância das obras para o estudo da Literatura, no que diz respeito aos seguintes públicos: bebês e crianças. Destacando o papel do adulto-mediador em todo o processo.Descargas
Citas
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1989.
AMARILHA, Marly. Alice que não foi ao país das maravilhas: a leitura crítica na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2006.
ARROYO, Leonardo. Literatura infantil brasileira: ensaio de preliminares para a sua história e suas fontes. São Paulo: Melhoramentos, 1963.
EDWARDS, Carolyn P.; GANDINI, Leila; FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia. Porto Alegre: Penso, 2016.
KHÉDE, Sônia Salomão (org.). Literatura infanto-juvenil: um gênero polêmico. Porto Alegre: Editora Mercado Aberto, 1986.
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: história & histórias. 2. ed. São Paulo: Ática, 1985.
MEIRELES, Cecília. Problemas de literatura infantil. 3. ed. São Paulo: Summus; Brasília: INL, 1979.
RESENDE, Vânia Maria. Literatura infantil & juvenil: vivências de leitura e expressão criadora. São Paulo: Saraiva, 1992.
SARAIVA, Juracy Assmann (org.). Literatura e alfabetização: do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre: Artmed, 2001.
SILVA, Vera M. Tietzmann; TURCHI, Maria Zaíra. Literatura infanto-juvenil: leituras críticas. Goiânia: Editora da UFG, 2002.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Letras Raras
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.