Entre o real e o ideal: a literatura infantil na educação infantil

Authors

Keywords: Experiência literária, Educação infantil, Formação docente, Literatura, Infância

Abstract

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v9i4.1809   O estudo sobre a infância, leitura e literatura recebe um significativo incentivo a partir da publicação da coleção "Literatura e Educação Infantil", que é distríbuido em dois volumes, "Livros, imagens e práticas de leitura" e "Para ler, contar e encantar". As organizadoras, Cynthia Girotto e Renata Junqueira, possibilitam um espaço de formação ao professor da Educação Infantil, relacionando teoria à prática, com base em variadas pesquisas, feitas por professores, educadores e variados profissionais da área. Um manual de experiências, que encaminha o educador a uma percepção singular em torno da literatura infantil e da relação que se almeja entre a mesma e a criança na primeira infância. A resenha disposta apresenta os principais elementos norteadores da coleção, dispondo o diálogo entre os dois volumes e a relevância das obras para o estudo da Literatura, no que diz respeito aos seguintes públicos: bebês e crianças. Destacando o papel do adulto-mediador em todo o processo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Laiana Rosendo Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande

Graduação em Letras - Universidade Federal da Paraíba (2017). Mestrado em Letras pela Universidade
Federal de Campina Grande (2020).

José Helder Pinheiro Alves, Universidade de São Paulo

Graduação em Letras - Faculdades Integradas de Uberaba (1983), Mestrado em Letras (Literatura
brasileira) pela Universidade de São Paulo (1992), Doutorado em Letras (Literatura brasileira) pela
Universidade de São Paulo (2000) e Pós-doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004).
Professor Titular em Literatura Brasileira na Universidade Federal de Campina Grande, PB. É membro do
GT Literatura e ensino da ANPOLL.

References

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1989.

AMARILHA, Marly. Alice que não foi ao país das maravilhas: a leitura crítica na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2006.

ARROYO, Leonardo. Literatura infantil brasileira: ensaio de preliminares para a sua história e suas fontes. São Paulo: Melhoramentos, 1963.

EDWARDS, Carolyn P.; GANDINI, Leila; FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia. Porto Alegre: Penso, 2016.

KHÉDE, Sônia Salomão (org.). Literatura infanto-juvenil: um gênero polêmico. Porto Alegre: Editora Mercado Aberto, 1986.

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: história & histórias. 2. ed. São Paulo: Ática, 1985.

MEIRELES, Cecília. Problemas de literatura infantil. 3. ed. São Paulo: Summus; Brasília: INL, 1979.

RESENDE, Vânia Maria. Literatura infantil & juvenil: vivências de leitura e expressão criadora. São Paulo: Saraiva, 1992.

SARAIVA, Juracy Assmann (org.). Literatura e alfabetização: do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre: Artmed, 2001.

SILVA, Vera M. Tietzmann; TURCHI, Maria Zaíra. Literatura infanto-juvenil: leituras críticas. Goiânia: Editora da UFG, 2002.

Published

October 8, 2023

How to Cite

OLIVEIRA, L. R. .; ALVES, J. H. P. . Entre o real e o ideal: a literatura infantil na educação infantil. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 9, n. 4, p. Port. 287–298, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1369. Acesso em: 22 nov. 2024.

Section

Resenhas