La Base Nacional Comum Curricular (BNCC) et la disparition de la langue française dans l'éducation de base brésilienne
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8106249Abstract
A partir de 2018, entra em vigor no Brasil a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo queestabelece novas realidades para a educação no país. No que concerne especificamente às línguas estrangeiras, aBNCC traz a obrigatoriedade do ensino de uma única língua, sendo esta a inglesa, configurando um retrocesso paraa formação plural e integral dos estudantes. O artigo em questão, a partir de um apanhado histórico de políticas públicas educacionais para o ensino de francês língua estrangeira (FLE), questiona os momentos de presença e ausência de tal língua estrangeira nos currículos da educação básica nacional. Para exemplificar, trazemos a preocupante e atual conjuntura do ensino do FLE nos estados de Pernambuco e Minas Gerais no ensino básico erefletimos sobre tais consequências para a formação universitária docente em tais estados. Com este trabalho, buscamos ampliar a reflexão sobre as discrepâncias na valorização de diferentes línguas estrangeiras no país e sobrea importância do plurilinguismo na formação do cidadão.
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