As implicações do internetês na ortografia: um estudo em duas escolas públicas paulistas

Autores

  • Anderson Cristiano da Silva Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Palavras-chave: Ortografia, Internetês, Aprendizado

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v3i1.231

Este trabalho discute a presença do Internetês dentro das salas de aula, bem como o impacto que esse fenômeno representa na visão de alunos e professores de escolas públicas nas cidades de São José dos Campos e Taubaté. Além disso, o presente artigo tem como objetivo a reflexão sobre o impacto da linguagem dos internautas em produções de texto de sala de aula, tendo como ponto de partida fundamentos teóricos de gramáticos normativos da Língua Portuguesa e pesquisadores da área, levando-se em consideração os aspectos históricos e contemporâneos. Em termos metodológicos, foram aplicados questionários estruturados em alunos do 9º ano e de professores de português. Os questionários que foram utilizados para análise embasam nossas conclusões acompanhadas de uma reflexão a respeito da presença do Internetês como uma das novas modalidades de escrita. Nesse sentido, foi problematizada a ideia de como trabalhar com esse desafio em sala de aula, sem violar a língua padrão.

 

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Publicado em

22 de outubro de 2023

Como Citar

SILVA, A. C. da . As implicações do internetês na ortografia: um estudo em duas escolas públicas paulistas. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 3, n. 1, p. 93–107, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1842. Acesso em: 22 jul. 2024.

Seção

Dossiê Análise do Discurso