Entre documentos e memórias da escola paulistana: os últimos anos da língua francesa na rede pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10028725
Palavras-chave: Língua francesa, Escola pública, Currículo, Memória, Documentação Pedagógica

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir as representações sobre as práticas de ensino-aprendizagem de francês na escola pública de São Paulo entre os anos 1960 e 1970. Por meio da coleta e da leitura de atas de reuniões pedagógicas da escola Caetano de Campos, tivemos acesso à voz dos/as docentes que viveram suas experiências profissionais durante os últimos anos da língua francesa como disciplina obrigatória no currículo brasileiro. Esse corpus foi confrontado às respostas dos/as ex-estudantes do colégio, recolhidas graças à apresentação de um formulário para explorar suas lembranças sobre o ensino de francês no mesmo contexto. Assim, a partir do encontro entre as fontes históricas e as narrativas contadas por esses protagonistas do ensino público, nós discutiremos a importância do trabalho de memória (BOSI, 2012) e da documentação pedagógica (MELLO, BARBOSA, FARIA, 2017) sobre a presença da língua francesa entre professores/as e estudantes brasileiros/as em momentos de censura, repressão e resistência – de ontem e de hoje (ORLANDI, 2007).

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Biografia do Autor

Marcella dos Santos Abreu, Universidade de São Paulo

Doutora em Letras (Universidade de São Paulo) e pesquisadora em Linguística Aplicada.

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Publicado em

29 de novembro de 2021

Como Citar

ABREU, M. dos S. Entre documentos e memórias da escola paulistana: os últimos anos da língua francesa na rede pública. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 10, n. Spécial, p. 120–147, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.10028725. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1677. Acesso em: 18 maio. 2024.

Seção

Artigos